Topo

Com Kickstarter, "Shenmue 3" não sofrerá pressão de publisher, diz Sony

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

17/06/2015 13h29

Demorou 14 anos, mas "Shenmue 3", enfim, foi anunciado.  E de uma forma bastante curiosa, uma vez que Yu Suzuki, idealizador da série, subiu ao palco da conferência da Sony, na E3 2015, para lançar uma campanha de 2 milhões no Kickstarter. Afinal, por que a própria Sony não financia o jogo?

Em entrevista ao UOL Jogos, Shawn Layden, presidente e CEO da Sony Computer Entertainment of America, admitiu o formato pouco usual para o anúncio, mas garantiu que pedir dinheiro aos jogadores vai garantir controle total de Suzuki sobre o resultado final: "Não há um publisher ou executivo dizendo a ele [Yu Suzuki] o que fazer".

A meta inicial foi atingida em poucas horas e, no momento em que a entrevista com Layden era realizada, beirava os US$ 3 milhões. "Encontrei-o [Suzuki] algumas horas atrás e ele era a pessoa mais feliz do mundo", divertiu-se o executivo, que conhece o produtor desde 2001, quando a Sega deixou o Dreamcast para trás e passou a produzir jogos para o PS2.

"Com o tempo, 'Shenmue' se tornou um desses jogos nos quais as pessoas que curtiram a série queriam ver o fim da historia", avalia Layden. "É difícil saber o que os fãs esperam de 'Shenmue 3', mas Suzuki é um fantástico criador de jogos e usar o Kickstarter, honestamente, é um novo jeito de fazer negócios".

Mesmo assim, o executivo admite que o modelo de negócios por trás de "Shenmue 3" é um caso único: "Talvez nunca mais façamos algo assim".

Com versões para PC e  PlayStation 4, "Shenmue 3" está programado para chegar em dezembro de 2017.

Custos altos

Considerada revolucionária por suas mecânicas de mundo aberto, a série "Shenmue" foi sempre querida pela crítica e uma base de fãs leal, mas seu alto custo de produção e baixas vendas impediram Suzuki de continuar a produzir os games.

O último jogo da série, "Shenmue II", foi lançado em 2001 para Dreamcast e Xbox.

"Shenmue III" promete seguir a saga de Ryo Hazuki em busca do assassino de seu pai, trazendo uma série de atividades e mini-games que definiram os jogos anteriores da série.