Topo

E3: "Guitar Hero Live" exagera na venda de músicas dentro do jogo

Pablo Raphael

Do UOL, em Los Angeles

18/06/2015 13h40

Após um hiato de pelo menos cinco anos, os jogos de guitarra preparam o retorno aos palcos. “Guitar Hero” (assim como o eterno rival “Rock Band”) quer conquistar uma nova legião de fãs… ou ao menos atrair de volta alguns veteranos dos instrumentos de brinquedo.

Para isso, o jogo aposta numa modernização extrema, ampliando o escopo dos artistas presentes no game para além do bom e velho rock ’n’ roll, desenvolvendo uma nova guitarra e sistemas de jogo e, por fim, uma plataforma digital que promete renovar o acervo musical constantemente.

Infelizmente, “Guitar Hero Live” se escora demais na plataforma GHTV, o que pode não agradar os fãs “das antigas” e dificultar a experiência de jogo para quem vive em regiões sem uma boa conexão com a internet.

O rock morreu?

“Guitar Hero Live” lembra muito pouco o game que deu origem ao sucesso das guitarras de plástico. O novo instrumento é a melhor parte: o tamanho é o mesmo de antes, mas as teclas musicais mudaram completamente - são seis botões, divididos em 2 fileiras de três, uma sobre a outra. É uma emulação mais parecida com o ato de tocar as notas do que simplesmente correr os dedos sobre as teclas quando as cores passam.

Também há novos poderes, escolhidos pelo jogador antes da partida. São efeitos que permitem diminuir a quantidade de notas em um trecho da música ou jogar uma bomba que “limpa a pista" por um tempo, salvando o jogador na hora do aperto.

Apesar da bela guitarra e das boas idéias, o jogo não ajuda. “Guitar Hero Live” gira em torno do sistema Guitar Hero TV, streaming de músicas que terá centenas de faixas já no lançamento do jogo, promete o estúdio Freestyle Games.

O sistema oferece uma série de músicas toda semana, que você pode tocar de graça, na sequência em que aparecem, pagar uma moeda Play para tocar a faixa desejada logo de cara ou comprar a música, pagando com dinheiro real. Há pelo menos três moedas diferentes dentro de “Guitar Hero Live”, algo confuso e desnecessário.

Quase tudo em “Guitar Hero Live” envolve algum tipo de microtransaçào. Durante a demonstração vista por UOL Jogos, a cada três frases os produtores repetiam o mantra “você pode obter tudo no game sem gastar nada, mas se quiser chegar logo ao conteúdo desejado, você pode comprar com dinheiro”.

Mesmo o visual bacana, com a câmera na perspectiva do jogador e o público reagindo ao seu desempenho no game fica meio sem graça diante da insistência da produtora com esse tipo de compra dentro do jogo. Mas se você for paciente, conseguirá desbloquear quase tudo sem gastar mais do que já gastou comprando o game.

Guitar Hero TV

Para manter o jogo sempre novo e com mais opões musicais, a produtora aposta no GHTV, serviço de streaming de músicas para “Guitar Hero Live”, explicou o diretor Jonathan Napier ao UOL Jogos na E3 2015. “Com ele, não precisamos lançar novos games para atualizar a seleção musical e o jogador não é obrigado a comprar um novo conjunto de instrumentos todo ano”.

Cada faixa no GHTV é representada por seu próprio videoclipe, que passa enquanto você joga. Há também os Premium Shows, pacotes com mais de uma faixa da mesma banda e que usa, ao invés de clipes, imagens captadas em apresentações reais. Esses pacotes só podem ser comprados com dinheiro, mas se você cumprir certos desafios para cada faixa do pacote, recebe um desconto.

O mais bizarro, porém, é a função de detectar a inatividade do jogador. Se você parar de tocar sua guitarra durante uma música, o jogo vai desativar a exibição da trilha e deixar apenas o videoclipe na tela. “Uma boa forma de relaxar e conversar com os amigos ouvindo um bom som”, sugeriu um dos produtores do game. Até ai, você poderia colocar um disco ou a sua playlist de algum serviço de streaming de música para tocar que o resultado seria quase o mesmo (só se salvam os clipes mais antigos).

”Guitar Hero Live” permite jogar no máximo em duas pessoas, seja em multiplayer local ou online e apenas com guitarras. No fim das contas, fica a dúvida se jogar um game baseado em ritmo por streaming é uma coisa que vai funcionar no Brasil, país sem a infra-estrutura de internet dos EUA ou da Europa.

“Guitar Hero Live” sai em 20 de outubro para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e Wii U.