Topo

E3: Muito divertido, "Super Mario Maker" dá forma à imaginação dos fãs

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em Los Angeles

18/06/2015 17h15

O maior destaque do Wii U na E3 e para o resto do ano, "Super Mario Maker" é o jogo dos sonhos de qualquer fã do Mario. E não apenas metaforicamente, já que o game permite que usuários criem até mesmo os mais bizarros estágios de "Super Mario Bros." que eles já imaginaram enquanto dormiam.

Durante um teste, UOL Jogos observou que o misto de jogo e ferramenta criativa praticamente não impõe limites sobre o que pode ser feito no mundo 2D do mascote da Nintendo.

Uma espécie de sequência espiritual do game de Super NES "Mario Paint", "Super Mario Maker" transforma o GamePad do Wii U em um ateliê. Jogadores têm total liberdade para posicionar cenários, obstáculos, inimigos e itens em uma tela bidimensional, e depois transforma-la em uma fase jogável.

Acredite: se sua ideia faz algum sentido dentro do mundo do mascote da Nintendo, ela pode ser criada em "Super Mario Maker". Conseguimos até mesmo criar uma fase em que Mario deve usar o veículo do Bowser para desviar de totens de Goombas voadores e de uma chuva constante de fogo do céu.

Quatro em um

"Super Mario Maker" reconhece quatro diferentes gerações de aventuras 2D do Mario e as reproduz na íntegra em seu modo de criação. Fãs podem fazer o que querem com todos os elementos visuais e funcionais de "Super Mario Bros.", "Super Mario Bros. 3", "Super Mario World" e "New Super Mario Bros. U" em suas obras, saltando de um para o outro com um único pressionar de botão.

A Nintendo até adaptou elementos mais recentes da série para que eles pudessem ser encaixados retroativamente nos jogos mais antigos. Os Boos, que só surgiram em "Super Mario Bros. 3", ganharam uma versão no estilo do "Super Mario Bros." original, por exemplo.

Mais impressionante que isso, porém, é a quantidade absurda de elementos que usuários podem encaixar em uma fase. Há um limite - mas ele é extremamente generoso.

Além de permitir que criássemos nosso próprio conteúdo, a demonstração da E3 ainda incluía várias fases criadas por funcionários da Nintendo - que provaram que "Super Mario Maker" vale até mesmo para quem não tem interesse em criar nada.

É natural que, após tanto tempo, já saibamos o que esperar de um estágio tradicional de uma aventura do Mario. Quando a licença criativa está nas mãos dos fãs, porém, é impossível prever o que está por vir. Aprender a lidar com essas novas expectativas é um processo que causa surpresas muito divertidas.

Mario Maker amiibo - Reprodução - Reprodução
A Nintendo vai lançar também um amiibo 8-bits para celebrar "Super Mario Maker"
Imagem: Reprodução

Compartilhamento feito certo

Um jogo como "Super Mario Maker" precisa de opções robustas de compartilhamento de conteúdo para fazer sentido - e, felizmente, a Nintendo parece ter cumprido bem seu papel nessa área.

Usuários podem fazer upload de suas criações e baixar as de outros, para depois jogá-las. A descoberta de novas fases pode ser feita através de rankings por tempo ou região, ou então por uma sessão de estágios recém-inventados. É possível avaliar desafios e premiar seus criadores com medalhas. Fases específicas podem ser encontradas por meio de códigos alfanuméricos, e fãs conseguem seguir seus criadores favoritos para receber notificações quando eles disponibilizarem novos estágios.

É possível baixar fases para editá-las, mas fazer um 're-upload' delas não é permitido. A medida foi tomada para proteger conteúdo autoral ao impedir que alguém pegue uma fase, mude um bloco de lugar e tente roubar o crédito da obra.

Para evitar que os servidores acabem repletos de fases "vazias" ou incompletas, a Nintendo também só permite o upload de estágios que seus criadores consigam vencer.

Mario para sempre

Outra novidade que vimos na E3 foi o suporte do game a certos bonecos amiibo. Utilizando a miniatura de Kirby no GamePad, transformamos o Mario 8-bit de "Super Mario Bros." no herói balão rosa. Conforme esperado, Kirby pode voar, e até mesmo a música de conclusão de fase muda.

Os amiibos de Wii Fit Trainer e Link também serão suportados, assim como outros ainda não confirmados.

Exclusivo de Wii U, "Super Mario Maker" chegará às lojas no próximo dia 11 de setembro.