Topo

E3: Multiplayer de "Black Ops 3" quer dar maior foco à escolha de jogadores

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em Los Angeles

19/06/2015 17h23

Com um robusto modo de personalização de armas e combatentes com habilidades e aparências bem diferentes, o multiplayer de "Call of Duty: Black Ops III" quer colocar mais peso nas escolhas feitas por seus jogadores.

É a primeira vez na história da série que o multiplayer está disponível para testes no show floor da E3 - e com bom motivo. Conforme relatamos em nosso teste, o game está muito diferente: notavelmente, mais rápido e como muito mais personalidade do que o normal.

"Somos apaixonados pelos diferentes especialistas", garante o diretor de design da Treyarch, David Vonderhaar. "Gostamos de grandes e importantes escolhas que tenham um impacto visual imediato. Quando você pega sua arma e escolhe os diferentes extras que ela terá, você vê o resultado disso na hora".

"O mesmo vale para os especialistas. Quando você seleciona o Nomad ou o Reaper e vê e ouve esses personagens, você consegue identificá-los e saber do que eles são capazes", diz. "Para nós, ter uma escolha assim é mais importante do que apenas mudar a cor do olho do personagem ou algo assim".

A outra grande escolha que todo jogador do multiplayer deve fazer é entre a arma especial ou a habilidade especial de cada especialista. "De um ponto de vista de design, permitir o uso das duas ao mesmo tempo é muito complicado. A mecânica deixa de ser simples. Do jeito que ela é - ou a arma, ou a habilidade -, o jogador sente o peso de sua escolha", afirma David.

O designer acredita que jogadores novatos tendem a escolher a arma por seu poder letal, mas que, com mais tempo de jogo, a divisão entre quem escolhe a arma e quem pega a habilidade torna-se bem equilibrada.

"A arma é atraente, mas para que ela seja aproveitada você ainda precisa acertar os tiros. Mas a habilidade dá um bônus positivo toda vez que é ativada", explica. "Esse é um game feito para ser jogado por centenas de horas, ao longo de muitos meses. Queremos que os jogadores descubram os personagens e progridam no uso de diferentes estratégias ao longo desse tempo".

"Call of Duty: Black Ops III" terá versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360 quando for lançado no próximo dia 6 de novembro.