Topo

E3: "The Last Guardian" cativa pela relação entre menino e animal

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

19/06/2015 20h16

"The Last Guardian" foi anunciado na E3 2009, então como título exclusivo para PlayStation 3 e, desde então, envolveu-se em todo tipo de problemas, desde atrasos até situação de Fumito Ueda, diretor de criativo do jogo, que deixou a Sony para fundar sua própria empresa. Com o passar dos anos, muitos questionavam se o game ainda existia.

Eis que "The Last Guardian" reaparece mais vivo do que nunca, agora como um esforço colaborativo entre a Japan Studios, produtora por trás de "ICO" e "Shadow of the Colossus", e a gen DESIGN, estúdio criado por Ueda e outros membros que deixaram a Japan Studios..

Durante a E3 2015, o UOL Jogos assistiu a uma demonstração de "The Last Guardian" capitaneada pelo próprio Ueda e que foi um pouquinho além do conteúdo mostrado na conferência da Sony.

O jogo de ação e aventura que conta a historia de um garoto sequestrado sob circunstâncias misteriosas e que encontra uma criatura gigante chamada Trico. Ambos embarcam numa jornada para descobrir como sair das ruínas da cidade onde estão presos.

"A inspiração para este animal [Trico] são os bichos de estimação que as pessoas têm em casa, como cães, gatos e pássaros", conta Ueda. "Mas também é  uma criatura selvagem, sobre a qual você não tem total controle".

Enquanto o garoto é esperto e ágil, Trico tem grande força física, dentre outras habilidades. "A essência do jogo é sair sair de situações difíceis dentro de um tempo determinado, equilibrando forças e fraquezas dos personagens", explica Ueda.

A demonstração durou apenas alguns minutos, mas já conseguiu cativar pela relação entre os dois personagens. O garoto consegue escalar as costas do animal, o que permite chegar a lugares até então inacessíveis. "The Last Guardian" explora muito a questão da altura, elemento comum na obra de Ueda, e Trico salva o menino diversas vezes de quedas fatais.

Como o desenvolvimento do jogo começou em 2007, quando "The Last Guardian" for lançado, no ano que vem, terão sido quase dez anos de produção. Com o projeto em aparente bom caminho, após tempos turbulentos, tudo indica que um novo clássico vem aí.