Topo

E3: Totalmente não-linear, novo "Hitman" é o título mais ambicioso da série

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

19/06/2015 19h10

Nem parece, mas já faz 15 anos que a IO Interactive, sediada na Dinamarca, deu vida à "Hitman", série que estreia no PlayStation 4 e Xbox One - além do PC, é claro - com sua versão mais ambiciosa até hoje.

O UOL Jogos acompanhou uma demonstração a portas fechadas na E3 2015, na qual Christian Elverdam, diretor criativo da IO, mostrou uma fase ambientada em Paris. Durante um desfile de moda e uma festa, o Agente 47 precisa eliminar dois alvos - mas isso nem chegou a acontecer, pois o produtor passou trinta minutos mostrando todas as formas possíveis para cumprir tais objetivos.

As fases de "Hitman", em geral, são seis ou sete vezes maiores que as de "Absolution", último jogo canônico da série, lançado em 2012. Na de Paris, por exemplo, há cerca de 300 personagens, enquanto no game anterior, em geral, esse número girava entre 20 e 40.

"Hitman" deixa os checkpoints pra trás, permitindo que o jogador salve o jogo quando quiser, e aposta em níveis completamente abertos e não-lineares. Dentro desse contexto, há literalmente dezenas de maneiras de cumprir os objetivos. Na demonstração, por exemplo, o agente precisa entrar no museu aonde acontece a festa, o que pode fazer disfarçando-se como segurança, precipitando acidentes, etc. Mas como passar armado pelos detectores de metal? Uma das opções é esconder armas numa das caixas que os funcionários da cozinha levam para dentro do local.

Outra faceta ousada do jogo é a forma como será vendido: a IO Interactive vai liberar as fases aos poucos, ainda que o jogo custe os US$ 60 que são comuns para um game nos Estados Unidos. Esse valor garante acesso a todo o conteúdo a ser lançado no futuro. O produto final, garante Elverdam, será maior que "Absolution".

Quem não quiser optar pelo modelo de episódios pode esperar a conclusão da série e comprar o disco com o conteúdo completo.

"Este modelo de negócios vai nos permitir ouvir o feedback da comunidade, ver como estão jogando as fases, e usar essas informações no design das próximas", explica Elverdam. Além disso, a IO promete "live events", ou seja, os jogadores terão, por exemplo, 48 horas - e apenas uma única chance - para eliminar novos alvos em fases já disponíveis.

Com lançamento programado para 8 de dezembro, "Hitman" quer estabelecer as novas bases da série - e, por isso mesmo, não tem qualquer subtítulo no nome. Resta ver como o público vai reagir à forma como o game será lançado.