Topo

"Fire Emblem Fates" permitirá casamento entre personagens do mesmo sexo

Do UOL, em São Paulo

24/06/2015 17h12

Enquanto diversos países do mundo (incluindo o Brasil) discutem a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo, os jogos dão um passo à frente e permitem que o jogador faça o que quiserem com seus heróis. "Fire Emblem Fates", que chega no 3DS em 2016, é um desses títulos que deixa ao jogador a decisão de escolher seu parceiro. Essa é a primeira vez que esse tipo de envolvimento é permitido na série.

Mas a vida para o casamento gay no game também não parece ser fácil. "Fire Emblem Fates" é um jogo vendido em duas versões, "Conquest", que tem protagonista masculino, e "Birthright", que tem uma heroína como personagem principal. Ou seja, se o jogador quiser um casamento entre dois homens, precisará escolher a versão "Conquest", quem quiser ver duas meninas juntas, fica com a "Birthright".

A Nintendo diz que, no futuro, os jogadores poderão comprar o conteúdo de um jogo para outro, porém não deu detalhes de como isso vai funcionar no game.

"Nós acreditamos que nossas experiências de jogo devem refletir a diversidade das comunidades que operamos e também ser um game divertido", declarou um porta-voz da Nintendo para o site Polygon.  

Nos jogos da franquia "Fire Emblem", o herói (ou heroína) é criado pelo jogador e, além disso, pode cultivar relacionamentos com outros personagens do game. Esses relacionamentos podem ir para algo maior do que apenas uma boa amizade e pode se tornar em amor. Em "Fire Emblem Awakening", o relacionamento poderia até resultar em filhos.

A Nintendo já tinha sido criticada por impossibilitar casamentos gay em jogos anteriores, como "Tomodachi Life", que não permitia relacionamentos afetivos entre personagens do mesmo sexo.

Na época do lançamento de "Tomodachi Life" a empresa pediu desculpas e declarou "Nós nos desculpamos por desapontar muitas pessoas por falhar em introduzir relações entre personagens do mesmo sexo em 'Tomodachi Life'. Infelizmente, nós não temos como mudar o design do jogo, e uma mudança de desenvolvimento deste porte não pode ser realizada com uma simples atualização".

"Fire Emblem Fates" chega nos EUA em 2016 exclusivamente para Nintendo 3DS.