Topo

Misto de videogame e gincana, atração Escape 60 chega a SP; UOL testou

Divulgação
Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

24/06/2015 15h32

A moda não chegou com tanta força aos consoles, mas dentre webgames em Flash pela Internet e até smartphones é muito popular o gênero 'Room Escape'.

O objetivo é sempre o mesmo: resolver enigmas diversos e encontrar itens para fugir do quarto no qual você está preso.

Na Europa o jogo eletrônico já virou realidade há algum tempo e agora aparece no Brasil.

O Escape 60 é um pequeno prédio em São Paulo que oferece diversas salas com temáticas e quebra-cabeças diferentes para grupos de 4 até 8 pessoas viverem essa experiência que fica em um meio termo entre videogame e gincana.

Com a ajuda de colegas de outras editorias do UOL, a equipe do UOL Jogos enfrentou os desafios de Operação Resgate, sala que recria um quarto de hotel.

A sensação a princípio é a de estar perdido: montes de cadeados se espalham pelo cenário, com poucas pistas para indicar o caminho.

Pouco a pouco os primeiros enigmas aparecem e diversas combinações numéricas vão abrindo o caminho - literalmente, já que servem para destrancar os cadeados.

Escape 60 - Hotel - Divulgação - Divulgação
Um rádio-relógio, uma gaveta trancada: uma foto com mais enigmas do que aparenta possuir
Imagem: Divulgação

Trabalho em equipe é essencial, tanto para organizar as pistas, quanto resolvê-las e decidir em qual enigma focar em seguida.

Ficou difícil? Dá para pedir dicas pelas câmeras espalhadas pela fase, pelas quais a equipe do Escape 60 vigia os jogadores.

No final, fracassamos. A menos de cinco minutos do limite de tempo de uma hora ficamos empacados no último enigma e não 'escapamos'.

Ainda assim, a experiência foi intensa e divertida. Todos da equipe saíram com vontade de experimentar alguma outra das quatro salas disponíveis - uma sexta já está em produção.

Em termos de preço, o Escape 60 fica numa faixa que o equipara a 'rolês' mais elaborados, como correr de kart, jogar paintball ou coisas do tipo. O preço é de R$ 79 por pessoa, sendo que a equipe precisa ter sempre no mínimo quatro integrantes.

The Room - Mobile - Divulgação - Divulgação
"The Room" é série de jogos para celulares e tablets com enigmas ao estilo do Escape 60
Imagem: Divulgação

Escape 60
Onde:
Rua Baluarte, 18
São Paulo - SP
04549010
Quanto: R$ 79 por pessoa
Tel.: (11) 3845-9066
Site oficial