Topo

Dublador do Batman diz que usar cantores em dublagem é "falta de noção"

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

26/06/2015 00h10

Enquanto a Warner se arriscou e desagradou fãs de "Battlefield" e "Mortal Kombat" ao convocar os cantores Roger Moreira e Pitty para participarem da dublagem de cada jogo, a produtora jogou seguro em "Batman: Arkham Knight" ao repetir dubladores de filmes e games anteriores na nova aventura do Cavaleiro das Trevas.

No papel do herói titular aparece mais uma vez Ettore Zuim, que interpretou o Homem-Morcego tanto na trilogia de filmes de Christopher Nolan quanto nos jogos "Arkham Origins" e "Injustice".

Em evento realizado nesta quinta-feira (25) em São Paulo, para celebrar o lançamento brasileiro de "Arkham Knight" para PS4 e Xbox One - afinal, a venda da versão PC foi suspensa devido a problemas técnicos - o ator reforçou as críticas feitas por fãs e especialistas de fonoaudiologia: faltou interpretação aos cantores.

"Temos que valorizar a interpretação. Essas pessoas não são intérpretes", comentou Ettore. "Elas interpretam uma música, do jeito deles, mas é outra 'vibe, é outra praia".

Em entrevista ao UOL Jogos, que você acompanha no vídeo acima, Ettore fala também sobre a responsabilidade de quem contratou os cantores: "é uma falta de critério e noção, parece que acreditam no imponderável", comenta.