Topo

Vai ser dada a largada: O que esperar de "Gran Turismo 7"?

Rodrigo Flausino

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 18h55

Passou a E3 2015 e um jogo que poderia ter vindo arrebentando é "Gran Turismo 7". Alguns jogadores citam que a série está muito conservadora. Já os fãs mais fervorosos ainda curtem e esperam ansiosamente o novo game da série e dirigido por Kazunori Yamauchi, o japonês perfeccionista fanático por automobilismo e que curte muitos, muitos carros no jogo. Enquanto que concorrentes como o "Project CARS" e a série "Forza" tem uma quantidade bem menor de carros (com alguns via DLC), a série sempre vem com uma quantidade absurda de bólidos, com o sexto game da série vindo com mais de 1000 carros!

E quanto ao "Gran Turismo 7"? O jogo está em desenvolvimento, e certamente irá desembarcar no PlayStation 4, provavelmente de maneira exclusiva. O jogo não foi anunciado oficialmente, mas está em desenvolvimento, e pode ser que a Polyphony faça um anúncio similar ao de GT6, chamando jornalistas para Silverstone, na Inglaterra, o circuito que sempre está presente em quase todos os jogos que existem do gênero. Mas enquanto isso não ocorre, decidimos listar aqui algumas coisas que poderiam ter no jogo. Vamos lá!

O retorno dos campeonatos por montadora

Se você completou 100% do "Gran Turismo 2", saiba que te considero pacas! Aqueles eventos internos de cada montadora, com carros específicos, davam ao jogo uma longevidade que nem os jogos mais recentes da série conseguiram. "Gran Turismo 6" até que tem muitos campeonatos, mas ainda assim não chegam perto da imensidão do segundo game da série e seu "modo carreira" com o famoso "Simulation Mode" (mesmo que hoje o game não seja considerado um "simulador").

Ter opções de campeonatos para todas as montadoras deixaria o jogo com muita longevidade, e bem que poderia ter suporte para ter novos campeonatos completos de tempos em tempos lançados gratuitamente.

Um recurso já interessante em "GT6" são as "Seasons" do Online, tendo limite de dias para os jogadores, mas seria maneiro ter novos campeonatos todos os meses em pacotes gratuitos e com troféus extras e desafiadores pros caçadores de troféus de plantão. Certamente venderia mais pacotes para os jogadores, não ficando tão restrito aos fãs mais fervorosos do jogo.

Customizações de carros e PhotoMode evoluído

Não apenas as customizações internas, mas ter algo próximo ao da série Need For Speed, podendo customizar a lataria, ou ir além e ter algo próximo ao da série Forza Motorsport. Claro que isso seria copiar descaradamente a concorrente para inserir decalques e outras firulas (desde estampas de super-heróis a marcas mesmo), mas num modo online cada vez mais "streamerizado" pelos jogadores, muitos deles poderiam fazer carros únicos e botar os concorrentes pra tremer nas bases!

Hoje sites especializados como o GTPlanet sempre inserem nos posts da série fotos diversas de outros usuários com o Photomode, ganhando destaque e reconhecimento na comunidade, e ter o retorno disso e mais evoluído é sempre bem-vindo. E com opções, claro, de fazer o upload automático pras redes sociais e gravar as imagens com alta resolução, não usando a resolução básica do PS4 das screenshots tiradas com o botão "Share".

Servidores e opções ingame para organizar campeonatos

Simuladores mais "hardcores" como "rFactor" e o "Assetto Corsa" tem opções de servidores dedicados para jogos de corrida, onde jogadores de diversas partes do mundo competem em campeonatos de maneira mais hardcore, com volante e preparação física para uma prova com condições e físicas reais. Claro que essa opção é bastante improvável de ver em uma série conservadora, fora as questões técnicas do PS4 quanto ao limite de carros por corrida, cálculos de física, framerate e latência, mas seria um plus muito interessante para fãs da série a possibilidade de criar servidores dedicados.

Hoje os jogadores normalmente se organizam em fóruns e sites especializados, e ter uma opção ingame para criar e organizar campeonatos diversos seria interessante, tendo corridas classificatórias, e blogs e fóruns poderiam usar isso a seu favor. Claro que existem barreiras na legislação brasileira quanto a criação de concursos e aprovação, mas em sua maioria das vezes os jogadores fazem isso apenas por diversão, além do reconhecimento perante os seus pares.

Melhorias no som

De todas as opções, esta é a mais viável e a mais provável. Em maio, a Polyphony Digital contratou o engenheiro de som Mike Caziviel, que trabalhou na Turn10, tendo 18 anos de experiência na área e já foi indicado à prêmios pelo trabalho em "Forza Motorsport", entre eles o 2012 G.A.N.G. Awards (Melhor Design de Som) e 2012 Tec Awards (Conquista Interativa em Áudio). "Gran Turismo 6" veio bastante criticado por conta de não ter tido sons fiéis, e talvez por conta da enorme quantidade de carros que tem disponíveis, e talvez seria inviável reproduzir todos eles no jogo por conta de limitações de espaço no disco.

Agora com o novo engenheiro contratado pela produtora, a parte sonora enfim deverá vir com mais fidelidade.

Melhorias no Retorno Visual de Danos

Depois de todas as críticas de "Gran Turismo 5" com o sistema praticamente inexistente de danos visuais no carro, "GT 6" veio mais evoluído, com um sistema "progressivo", sem liberar todos os danos visuais de uma vez, somente de acordo com a progressão do jogador nas licenças.

Já os concorrentes vem com toda essa parte liberada desde o início, tendo um retorno maior tanto da parte visual quanto na dirigibilidade dos carros, e com o game saindo no PlayStation 4, certamente esta parte será analisada com mais atenção por parte dos jogadores e da imprensa especializada.

Melhorias nesse sentido são esperadas de um game next-gen, mas sempre existem problemas com as montadoras. Muitas delas não liberaram o retorno visual de danos para não virar um marketing negativo, e aí novamente vem a tona os problemas do jogo: separar os carros entre standard e premium, com diversos deles não tendo um retorno visual esperado durante as corridas.

A Polyphony prometeu o lançamento do jogo até 2016, e com isso ainda não tem informações e nem previsões de quando que o novo game será anunciado. Provavelmente o jogo deve sair só no segundo semestre do próximo ano, com o game tendo destaque na próxima E3 e já vindo com uma concorrência acirrada com a série "Forza", as versões para consoles de "Assetto Corsa" e "Project CARS", este já disponível nos consoles e PCs.

Será um desafio extra conseguir cativar os jogadores com outros jogos já disponíveis no mercado, mas em 2016 não tem programado nenhum outro lançamento forte do gênero, o que pode ser uma vantagem para a Sony. A menos que a Microsoft apareça com um "Forza Horizon 3" no horizonte no próximo ano, e deve demorar até o "Project CARS 2" começar a ganhar mais destaque.