Topo

As séries anuais de games que ninguém reclama (ou xinga?)... muito!

Divulgação
Imagem: Divulgação

Rodrigo Flausino

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 21h51

"Fifa", "Assassin's Creed", "Call of Duty" e, alguns anos atrás, a série "Need For Speed", eram sinônimo de "saturação" da indústria de games. Com os jogos ficando parecidos com os anteriores, pouca inovação (mas que ainda vendem), e as produtoras continuam investindo nestas séries por conta do retorno. Claro que essa farra pode acabar, mas enquanto  consumidores continuarem comprando, teremos mais jogos anuais, principalmente se 2 a 3 estúdios revezarem o desenvolvimento de cada série.

Mas há outras séries anuais que saem todo ano e pouca gente critica, não tendo por aí "mimimis" de maneira tão feroz por parte dos jogadores, apesar de que hoje qualquer xingamento com a anualização de "Assassin's Creed" vira mais uma zoeira básica, que acaba financiando jogos mais experimentais e sucesso de crítica, como "Valiant Hearts", "Child of Light" e a série "Rayman" (esse último ficou muito bom).

Então vamos listar algumas séries anuais que a galera não "xinga" tanto por aí:

Série "Tales of"

Recentemente a Bandai Namco anunciou o "Tales of Berseria", com lançamento para PlayStation 3 e PlayStation 4. É o décimo sexto game da série e está programado inicialmente para o Japão.

Já aqui no ocidente terá o "Tales of Zestiria", com lançamento para PS3, PS4 e PC, saindo agora em 20 de outubro. Se antes o "Tales of Vesperia" tinha saído aqui no Ocidente exclusivamente para o Xbox 360, os jogos seguintes e o "Vesperia" japonês começaram a sair no PlayStation 3.

Tales of Berseria - Protagonista

E agora com o PS4 já consolidado e com as equipes de desenvolvimento mais acostumadas ao console, a tendência é dos jogos saírem mais no novo console. Chegará uma hora que o PS3 será deixado de lado, apesar de que nesses jogos mais estilizados é faturamento a mais quando o game sai para uma plataforma com mais consoles no mercado.

Ah, não dá pra esquecer a montagem que surgiu no Neogaf da nova protagonista do Berseria, que parece uma fusão entre a Rutee (de "Tales of Destiny") e a Milla (de "Tales of Xillia")!

Tales of - Rutee e Milla vira protagonista-Zueira

Série "Atelier"

Na semana passada foi anunciado mais um game da série de RPGs da Gust, que tem uma "temática fofinha". "Atelier Sophie" será lançado para PlayStation 4, PlayStation 3 e PS Vita, com lançamento em setembro no Japão e trazendo a protagonista Sophie Noienmuller, que curte alquimia e tem um estúdio de atelier nos arredores de uma vila.

A série tem diversos jogos que saíram todos os anos, e todos para consoles da Sony. Dos games que saíram para o PS3 temos: "Atelier Rorona: The Alchemist of Arland" (2009), "Atelier Totori: The Adventurer of Arland" (2010), "Atelier Meruru: The Apprentice of Arland" (2011), "Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk" (2012), "Atelier Escha & Logy: Alchemists of the Dusk Sky" (2013) e "Atelier Shallie: Alchemists of the Dusk Sea" (2014).

Atelier Sophie - Ann - Screenshot HD

Para os fãs da série certamente é mais um jogo para adquirir, mas para quem está mais habituado a RPGs mais hardcore, ou jRPGs melhores (como o altamente elogiado "Ni No Kuni", ou mesmo os "Final Fantasy XIII", mesmo o primeiro não sendo muito maneiro...) esses Atelier são bem mais exóticos. E voltado também para quem não tem muito o que gastar com dinheiro, já que com a safra atual de jogos com o "The Witcher 3" e o "Batman: Arkham Knight", meio difícil pegar esses jogos também. Certo?

(Mas se você optou por adquirir algum Atelier no lugar do jogo do Bruxeiro, tudo bem, não vou xingar você...muito! Aliás, vou sim!)

Série "Souls"/"Bloodborne"

Parece que iniciou a anualização da série de RPGs sádicos da From Software. Em 2014 saiu o "Dark Souls II" para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, e apenas agora em 2015 que o game ganhou suas versões melhoradas para PlayStation 4 e Xbox One. Junto com o game, chegou a sair também o "Bloodborne", da mesma From Software e... por mais que o jogo não seja classificado no título como um "Souls", acaba tendo a mesma pegada e a mesma jogabilidade, possuindo apenas mais dinamismo nos combates. O estilo de jogo é praticamente o mesmo!

Já em 2016 teremos o "Dark Souls III", e inicialmente o jogo tinha sido citado como "último da série", mas eles voltaram atrás, sugerindo que teremos mais jogos no futuro, mas com outra pegada e, provavelmente, outro universo. Se a tendência continuar e a From Software quiser, eles podem acabar iniciando o desenvolvimento de um "Bloodborne 2" para sair em 2017, ou talvez deixar só pra 2018.

A série "Souls" trouxe jogos muito bons, mas "Dark Souls II" na minha opinião foi inferior ao primeiro, mesmo com diversas mecânicas enxugadas. "Bloodborne" é bastante elogiado, mas muitos consideram o game mais fácil da série. "Dark Souls III" promete, mas se a From Software errar a mão, pode ser que a mística da série sofra "arranhões" por parte da legião de fãs, e... teremos problemas.

dark-souls-iii-menos-mapas-mas-serao-maiores

Série "Pokémon"

Até a semana passada, eu podia jurar que não sairia um game da série "Pokémon" este ano, mas eis que surge, do nada ... "TEMOS QUE PEGAR". Mais um "Pokémon", e agora com um detalhe interessante: o jogo sairá para celulares! "Pokémon Shuffle Mobile" tem previsão de lançamento ainda em 2015 para iOS e Android

Inicialmente, este novo game da série para celulares poderia fazer parte da nova estratégia da Nintendo de investir no mercado mobile, mas como a Pokémon Company é uma entidade separada da empresa, o game não tem necessariamente, relação com esta nova estratégia da Big N.

Já a série mesmo parece que vai continuar firme e forte nos portáteis, e anteriormente saíram jogos para Nintendo DS ("Pokémon HeartGold", "SoulSilver Version", "Black e White Version", "Black 2 e White 2 Version") e Nintendo 3DS ("Pokémon X e Y", "Omega Ruby" e "Alpha Sapphire").