Topo

Cinco "trollagens" no mundo dos videogames

Divulgação
Imagem: Divulgação

Victor Miller

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 23h08

Troll é uma gíria da internet para designar uma espécie de “quebra de etiqueta”, com o objetivo de provocar os membros de um grupo com informações irrelevantes (geralmente engraçadas, mas as vezes puramente provocativas), visando tirar o foco da discussão central. A gíria acabou atravessando as “paredes” do mundo online, mas sem perder o seu sentido original.

Pensando nisso, decidimos ir na contramão da corrente “não alimente os trolls”, e selecionamos cinco trollagens do mundo dos games. Se liga! 
 
Cabelo do Dante (DmC Devil May Cry)
A clássica série de jogos hack and slash ganhou um reboot em 2010, apresentando um visual inédito do protagonista Dante.
 
Como alguns fãs de longa data sempre acabam não curtindo as mudanças drásticas em sua série favorita, a Capcom aproveitou a oportunidade e fez uma pequena brincadeira com o personagem principal, ganhando uma peruca que remete ao visual clássico do jovem Nephilim. “Nem em um milhão de anos!”. 
 
Mensagem "subliminar" em código (Sonic Colors)
Sonic Colors - Reprodução - Reprodução
Sonic Colors
Imagem: Reprodução
Um dos jogos mais amados do mascote da SEGA também tem uma trollagem na cutscene final.
 
Na história, Tails tenta se comunicar com alienígenas usando um dispositivo chamado Miles Electric, que apresenta códigos binários. O curioso é que esses números realmente transmitem um significado, e colocando-os num tradutor de códigos binários, você lerá: “If you can read this you´re a geek”, que seria “Se você consegue ler isso, você é um nerd!”
 
Tela 'azul da morte' (Eternal Darkness)
Lançado para Gamecube, o survival horror da Silicon Knights têm diversos tipos de “trollagens” com os jogadores.
 
Com o passar do tempo, uma barrinha conhecida como “medidor de sanidade” vai esvaziando ao ver monstros à sua volta. Chegando no "nível zero", o personagem morre e volta para o último checkpoint. O interessante é que as mortes sempre serão de algum modo bizarro, mas sem dúvidas, a tela azul típica de computadores dando problema é a melhor.
 
Hardware 'freezando' (Batman: Arkham Asylum)
Parecido com a brincadeira de "Eternal Darkness", no jogo "Batman: Arkham Asylum" há um momento que o console "simplesmente trava", como se tivesse algum problema no hardware do jogador. No entanto, é só uma trollagem da Rocksteady Studios para enganar todos e quebrar o gelo por alguns segundos.
 
Toasty (Mortal Kombat)
Ok, não temos exatamente uma "trollagem" com o jogador, de fato. De qualquer maneira o famoso “toasty” que aparece desde o "Mortal Kombat II" quando o jogador dá várias sequências no adversário é engraçado o suficiente para não passar batido nesta lista.
 
A origem dele é uma piada interna entre os desenvolvedores, visto que o compositor Dan Forden um belo dia emitiu a frase “you´re toast” (você está frito), porém sua voz deu uma desafinada na última palavra e ficou parecendo “toasty”, levando a equipe às gargalhadas.
 
Com isso, decidiram “trollar” o amigo, incluindo uma foto do Dan e a palavrinha aleatoriamente no jogo, ganhando popularidade o suficiente para aparecer em diversos jogos da franquia.