Topo

Microsoft cria programa para educadores que ensinam com "Minecraft"

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 10h03

Procurando expandir as diferentes aplicações do popular jogo "Minecraft", a Microsoft criou um portal específico para educadores e estudantes criarem diferentes formas de aprender com o game.

Conhecido como "Minecraft in education", o portal tem como objetivo utilizar a comunidade compartilhar novas ideias de ensinar diferentes conceitos a estudantes de uma forma diferente.

"'Minecraft in education' é uma forma de ensinar, aprender e inspirar", diz o site. "São estudantes visitando civilizações antigas para criar e desenvolver suas próprias histórias. É explorar conceitos matemáticos como perímetro, área e volume ao quebrar e posicionar blocos de 'Minecraft'. É praticar colaboração, solução de problemas, cidadania digital e liderança por meio de criatividade e design inovador".

"Pouco depois do lançamento de 'Minecraft', notamos que professores levando o jogo a suas salas de aula", declarou um representante do programa em um post na plataforma Tumblr. "Inspirados pela paixão de seus estudantes, eles começaram a usar 'Minecraft' para desenvolver lições de História, ensinar aulas de línguas, explorar matemática, física, ciência da computação, escrita, e mais".

"E, além de estudantes desenvolvendo seu conhecimento destas matérias, professores notaram outras habilidades emergindo. Estudantes começaram a resolver problemas complexos por meio de colaboração enquanto aprendiam sobre liderança e cidadania digital. 'Minecraft' os ajudou a se desenvolver de várias formas diferentes".

O programa está sendo desenvolvido em colaboração com a instituição TeacherGaming, responsável pela distribuição de jogos como "Minecraft" e "Kerbal Space Program" para instituições de ensino.

A Microsoft adquiriu no último ano os direitos de "Minecraft", assim como o estúdio Mojang, por US$ 2,5 bilhões.