Topo

Decadência do Sonic chega aos celulares com péssimo jogo grátis

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

10/07/2015 15h30

A decadência do Sonic continua. Mascote da Sega desde sua concepção nos anos 1990, o azulão vem sofrendo com jogos que vão de ruim a pior nos últimos anos. E nem mesmo no simples formato free-to-play ele parece funcionar.

Lançado recentemente para celulares e tablets iOS, e já disponível para Android, "Sonic Runners" prometia marcar uma virada para a Sega, que agora aposta cada vez mais no mercado mobile.

Mas bugs, uma jogabilidade inconsistente e um enorme exagero nas microtransações estragaram uma experiência que tinha potencial.

Sonic Runners - Reprodução - Reprodução
"Sonic Runners" exagera na quantidade de anéis, pontos e itens na tela
Imagem: Reprodução

"Runners" coloca Sonic em companhia em estágios que cobram deles o que eles fazem de melhor: correr. Trata-se de um 'infinite runner', ao estilo de "Temple Run" - um dos gêneros mais copiados nos celulares.

Breves diálogos entre os personagens separam um estágio do outro, traçando uma história. As fases em si, porém, cobram que os heróis corram coletando uma infinidade de itens, ou então batam no vilão Eggman. A fórmula é simples, mas os controles mal lembram a precisão de um "Sonic the Hedgehog", e a sensação de velocidade que cresce constantemente rapidamente causa tontura e confusão.

Para piorar, a quantidade de bugs é assustadora para um jogo tão simples. O aplicativo pára de funcionar com frequência e sem motivo aparente, e sofre com lentidão até mesmo em um iPhone 6 Plus. A situação é ainda pior em aparelhos Android: usuários chegaram a reportar casos de superaquecimento dos processadores em aparelhos Nexus e Galaxy.

Seguindo as tendências negativas do formato, claro, "Sonic Runners" cobra uma conexão online. Curiosamente, isso não serve nem mesmo para impedir trapaceiros de colocarem pontuações irreais nas 'leaderboards'.

Os problemas de conexão são frequentes.

O requerimento online está lá para bombardear os jogadores com anúncios, além de para tentar forçá-los a gastar com microtransações. Avançar no game é fácil nos primeiros estágios... Mas fazê-lo sem gastar dinheiro nos níveis finais é um suplício.

Sonic Runners - Reprodução - Reprodução
Game convida jogadores a gastar dinheiro para testar a sorte em uma roleta
Imagem: Reprodução

"Sonic Runners" se orgulha de seus "eventos especiais", que dão aos jogadores a possibilidade de obter roupas para os personagens, ou até mesmo heróis raros. O problema é que, para obter esses extras, é preciso gastar dinheiro por uma chance de consegui-los em uma roleta. É literalmente um jogo de azar.

Sem nenhum projeto para consoles anunciado, Sonic e seus amigos farão sua próxima aparição no 3DS em "Sonic Boom: Fire & Ice" - sequência para um dos piores jogos da série.