Topo

Jogador profissional de "CS" admite uso de drogas para melhorar performance

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 14h05

Em entrevista com o canal de YouTube LAUNDER CSTRIKE, o jogador profissional de "Counter-Strike: Global Offensive" Kory "Semphis" Friesen admitiu que ele e o resto de sua antiga equipe, a Cloud9, usaram a droga Adderall durante o torneio ESL One Katowice 2015, realizado em março.

"Eu não me importo mais, estávamos usando Adderall. Que se foda", declarou ao entrevistador, Mohan “Launders” Govindasamy. "Era bem óbvio se você ouvir às comunicações. As pessoas podem odiar isso ou o que seja".

"Todo mundo usa Adderall na ESEA LAN, certo?", perguntou Govindasamy, que foi confirmado pelo jogador profissional.

Adderall é um medicamento prescrito para tratar efeitos de Transtorno de Déficit de Atenção, podendo tornar o tempo de reação e reflexos de seu usuário mais rápidos - o que causa uma vantagem significativa em torneios profissionais de games como "League of Legends" e "Counter-Strike".

Friesen foi removido da Cloud9 em abril após performances fracas nos torneios ESL One Katowice 2015 e as finais da 18ª temporada da liga ESEA, e atualmente joga no time Nihilum e serve como técnico da CLG Red.

Por enquanto, nem a Cloud9 ou a organização dos eventos comentou as declarações de Semphis.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui (em inglês).

Semphis - Divulgação - Divulgação
Antigo membro da equipe Cloud9, Kory "Semphis" Friesen admitiu uso de drogas durante torneio de "Counter-Strike"
Imagem: Divulgação

Controvérsia

Em 2015, a liga profissional de "Counter-Strike" já sofreu com uma série de controvérsias, incluindo a descoberta de um esquema de combinação de jogos envolvendo membros da equipe iBUYPOWER em uma partida contra o time NetcodeGuides.com.

O episódio, que chamou a atenção da mídia e público em fevereiro, causou o banimento de 18 jogadores, e manchou o prestígio da iBUYPOWER, antes considerada uma das maiores equipes de "CS: GO" no mundo.

Com a popularidade cada vez maior de torneios de eSport, o doping torna-se um dos maiores desafios envolvendo organizações destes eventos, mas poucas testam jogadores para possíveis drogas para melhora de performance.