Topo

Liga de eSports terá testes antidoping após atleta admitir uso de drogas

Polêmica motivou organização a criar uma nova política de regulamentos - Elizabeth D. Herman/The New York Times
Polêmica motivou organização a criar uma nova política de regulamentos Imagem: Elizabeth D. Herman/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

23/07/2015 18h36

A ESL, maior empresa do ramo de organização de torneios de eSports, passará a aplicar testes antidoping em seus eventos a partir de agosto.

O anúncio, feito nesta quinta-feira (23), veio após a polêmica de um jogador profissional de "Counter-Strike" que admitiu usar drogas para melhorar sua performance durante etapas competitivas.

"Para preservar o espírito de justiça no nosso esporte, a ESL firmou uma parceria com a [agência antidoping alemã] NADA para pesquisar e determinar uma política antidoping que seja justa, compreensível e respeite a privacidade dos jogadores, ao mesmo tempo que nos dê resultados conclusivos", afirmou um representante da empresa.

A lista de substâncias que a organização proibirá ainda não foi divulgada.

De acordo com a ESL, todas as suas principais ligas - ESL One, Intel Extreme Masters e ESL ESEA Pro League - terão testes antidoping regularmente.

A empresa espera que sua decisão inédita crie um precedente na indústria. "Queremos tomar ações imediatas para garantir que a integridade do eSport seja mantida", disse um representante da organização.