Topo

China remove restrições de venda de consoles em todo o país

Anteriormente, consoles só poderiam ser vendidos na Zona de Comércio Livre em Xangai - Divulgação
Anteriormente, consoles só poderiam ser vendidos na Zona de Comércio Livre em Xangai Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 20h05

Em 2014, a China voltou a permitir a venda de consoles de videogames após um embargo de 14 anos. A decisão levou a Microsoft e a Sony a lançar versões do Xbox One e PlayStation 4 no país, mas a performance de ambos tem sido abaixo do esperado.

Agora, o governo chinês anunciou que estes consoles poderão ser vendidos por todo o território chinês. Anteriormente, estas plataformas só poderiam ser vendidas na Zona de Livre Comércio em Xangai, o que segundo analistas é uma das principais causas do baixo número de vendas.

Com a decisão, fabricantes de consoles poderão criar e vender suas plataformas em todo o país, expandindo o mercado para o resto do mercado chinês, que em geral tem preferência por jogos de PC e dispositivos mobile.

"Isso é uma excelente notícia para nós", disse uma representante da Sony Computer Entertainment ao jornal Wall Street Journal. Por enquanto, nem a Microsoft ou a Nintendo deu declarações oficiais sobre a nova política de comércio da China.

De acordo com o instituto de pesquisa Newzoo BV, o mercado de games chinês está em ascensão, arrecadando US$ 22,2 bilhões no último ano em todas as plataformas, incluindo PC, mobile e consoles. Este número é 23% maior do que a do ano anterior.