Topo

Fã de anime? Games para celulares colocam heróis da TV na palma da mão

Monkey D. Luffy e Son Goku já ganharam seus próprios games para celulares - Divulgação
Monkey D. Luffy e Son Goku já ganharam seus próprios games para celulares Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 17h49

Ao contrário do que acontece no Japão, onde até mesmo o mais desconhecido anime rapidamente ganha uma adaptação para celulares, aqui no Ocidente as opções de games do estilo ainda são raras.

Felizmente, isso está mudando. Hoje, alguns dos heróis mais amados do gênero já podem ficar nas pontas dos dedos.

Se você é fã de anime, confira alguns dos games que são downloads obrigatórios para seu smartphone e tablet:

One Piece: Treasure Cruise - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

One Piece: Treasure Cruise
Disponível para Android e iOS • Grátis

Grande sucesso no Japão, "Treasure Cruise" reproduz com muita fidelidade as aventuras de Luffy, Zoro, Nami e companhia em busca do grande tesouro dos piratas, o One Piece.

As missões do game recontam a história criada por Eiichiro Oda arco após arco, e cabe aos usuários vencerem os inimigos com uma mecânica que mistura estratégia e ritmo.

O jogo é gratuito, e oferece aos fãs a possibilidade de pagar para tentar a sorte em uma roleta que distribui novos personagens. Mas as microtransações são opcionais, e é tranquilo progredir na história sem nunca colocar a mão no bolso.

Atualmente, a versão ocidental do jogo ainda está muito atrás da japonesa - e, consequentemente, do arco atual do anime -, mas ainda assim recebe atualizações frequentes com novos heróis e fases.

Dragon Ball Z: Dokkan Battle - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dragon Ball Z: Dokkan Battle
Disponível para Android e iOS • Grátis

Um quebra-cabeça diferente, "Dragon Ball Z: Dokkan Battle" reconta a história de Goku e seus amigos de uma maneira um pouco diferente.

Quando a cápsula do tempo de Trunks sofre um defeito, ela acaba aterrisando em uma dimensão paralela, causando mudanças nos eventos da série idealizada por Akira Toriyama.

Ao invés de batalhas tradicionais, o game desafia jogadores com uma série de fases de quebra-cabeça. O objetivo é juntar as esferas de 'ki' de uma mesma cor para aumentar o poder de cada ataque e, assim, mandar o inimigo para longe.

Apesar de ter sido lançado bem recentemente, o game já conta com uma grande variedade de personagens - e a Bandai Namco promete continuar acrescentando novidades no futuro.

Testamos as aventuras de Goku e cia. em "Dokkan Battle"

The IDOLMASTER - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

The iDOLM@STER Shiny Festa
Disponível para iOS • US$ 7,99 cada

Gigante no Japão mas desconhecida no resto do mundo, a franquia "iDOLM@STER" finalmente ganhou uma chance no Ocidente nos celulares e tablets.

Disponível em três versões com heroínas distintas - "Melodic Disc", "Rhythmic Record" e "Harmonic Score" -, o game coloca o jogador no papel de um produtor de 'idols', que deve cuidar de todos os aspectos de suas vidas e garantir que suas performances musicais estejam bem afinadas.

Em suma, trata-se de um jogo rítmico com um carisma tipicamente japonês. A franquia já ganhou mais de uma adaptação para anime - e o próprio jogo de iOS tem cenas animadas exclusivas.

Groove Coaster 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Groove Coaster 2
Disponível para Android e iOS • Grátis

"Groove Coaster 2" não é exatamente um jogo de anime - mas é certamente um que pode divertir muito fãs do gênero.

Sucesso estrondoso nos arcades japoneses, a série "Groove Coaster", da Taito, mistura uma jogabilidade rítmica simples e precisa com visuais extremamente psicodélicos.

No game, fãs devem batucar na tela ou então fazer barulhos como tapas perto do microfone do celular para seguir o ritmo da música.

O aspecto que mais interessa os fãs de anime, claro, é a seleção de músicas: além de vários remixes muito divertidos de canções clássicas, o game oferece como DLCs aberturas de animes recentes, como "Sword Art Online", "Log Horizon", "Fate/Stay Night", e muitos outros.