Topo

1 mi de cópias: Jogo nacional faz fama ao assustar maior youtuber do mundo

Pesadelo: O Início - Divulgação - Divulgação
"Pesadelo" é um jogo de terror que assustou PewDiePie e milhões de pessoas ao redor do mundo
Imagem: Divulgação

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 17h19

O sueco Felix Kjellberg é uma das maiores celebridades do YouTube: seu canal, PewDiePie, é assinado por mais de 38 milhões de pessoas, à frente de artistas como Madonna e Rihanna. Com essa popularidade toda, os jogos que aparecem em seus vídeos viralizam com uma velocidade impressionante, como aconteceu com o brasileiro "Pesadelo – o Início", que é gratuito e foi baixado mais de 1 milhão de vezes depois que apareceu no canal e causou vários sustos no apresentador.

O game desenvolvido pelo estúdio SkyJaz, que fica em São Paulo, intrigou o youtuber, não só pela temática – "Pesadelo" é um baita game de terror – mas também pela dificuldade de compreender o que se deve fazer por não entender - por qualquer razão, PewDiePie resolveu jogar em português, sem conhecer o idioma. O resultado são comentários hilários: em algum momento o youtuber diz que "Novo 'gioco' [jogo] significa 'apertar os mamilos' - mentira, estou brincando".

O game fez tanto sucesso que até virou uma série de vídeos. "Isso nos ajudou bastante na divulgação do game", comemora Jasiel Macedo, sócio diretor da SkyJaz Games. "O game fez bastante sucesso, tanto entre youtubers como gamers, com mais de 1 milhão e meio de downloads, fora os torrents criados pelos próprios jogadores", conta.

O game é gratuito para baixar no site oficial e contou com o trabalho de quatro profissionais para ficar pronto. Com visão em primeira pessoa, "Pesadelo" se passa em uma estação do metrô assombrada e cheia de mistérios sobrenaturais. Os cenários são muito assustadores e o jogador deve encontrar a saída para se manter vivo.

O vídeo que abre essa reportagem mostra a primeira parte do gameplay de PewDiePie, logo abaixo você vê a segunda parte do programa. Você pode encontrar os outros três no canal do apresentador no YouTube. Todos os vídeos são em inglês, mas mesmo sem entender a língua, os sustos que ele leva são universais e engraçados.

Projeto de faculdade

"O projeto de 'Pesadelo' surgiu na faculdade, a primeira build do jogo foi o meu TCC [trabalho de conclusão de curso]", conta Jasiel. "Ao publicar a build em versão beta, o jogo se tornou viral graças ao canal ElectronicDesireGE que fez o primeiro vídeo e espalhou para os demais youtubers. Como já tínhamos criado a Skyjaz, eu e meu sócio Stefano Maglovksy assumimos a continuação e publicação do projeto e em abril de 2013 publicamos a versão final do 'Pesadelo: O início'".

Além da temática assustadora, os vídeos de PewDiePie ficam engraçados pelo simples fato do youtuber não entender nenhuma palavra em português. Por isso, simples ações como descobrir o que é uma chave ou para que serve uma prancheta viram piadas e divertem o espectador. No total foram feitos cinco vídeos que mostram o game do início ao fim e que, somados, passam de 10 milhões de visualizações.

"Antes do PewDiePie jogar já tínhamos uma boa base de fãs e jogadores que se interessavam na história e pediam uma continuação do game. Diversos youtubers internacionais já jogavam e divulgavam até que diversos fãs pediram para que PewDiePie também jogasse. Após o primeiro vídeo do PewDiePie muito mais pessoas conheceram e jogaram o game, e outros youtubers também fizeram vídeos do jogo", relembra o produtor.

O futuro da série

Com o sucesso de "Pesadelo – O Início" a SkyJaz já está se preparando para o próximo game da série: "Pesadelo 2: Regressão". O game passou pela aprovação do Steam Greenlight (plataforma que ajuda games independentes a entrar na loja) e, segundo os produtores, "está quase pronto para ser lançado".

O game está em fase playtest e será lançado em breve no PC, entre setembro e novembro. A Skyjaz estuda lançar o game para PlayStation 4 e Xbox One, mas ainda não existe nada certo para essas plataformas. 

E, só para reforçar, a continuação terá legendas em português e em inglês - mas vamos torcer para PewDiePie e outros produtores façam mais vídeos engraçados e divertidos.