Topo

Depois de "Draenor", o que esperar do futuro de "World of Warcraft"?

Reprodução/Wikia
Imagem: Reprodução/Wikia

Rodrigo Flausino

do UOL, em São Paulo

27/07/2015 22h05

Antes da Blizzard anunciar a expansão "Warlords of Draenor" em "World of Warcraft", muitas apostas dos rumos de enredo do MMO eram relacionados ao "Sonho Esmeralda". Ele se trata de um vasto mundo espiritual criado pela personagem Ysera, a Sonhadora, que está em constante mudança e fora dos limites do mundo físico. Do Sonho, Ysera regulava o fluxo e refluxo da natureza e do caminho evolutivo do mundo em si.

A premissa de ter uma expansão ambientada neste local, aliado à imagem acima, deixa muita gente esperançosa de que este pode ser o próximo passo do enredo do "WoW".

Em "Draenor" (spoilers à frente) tivemos uma releitura de alguns personagens clássicos que apareceram anteriormente em Terralém, como o Karrath (que apareceu no início da expansão e morreu no Malho Imponente) e o Gruul (um dos primeiros chefes da Fundição da Rocha Negra), fora a própria paisagem diferente das localidades, mas contendo similaridades com algumas características ambientais (como Nagrand).

Em matérias de enredo a gente impedia a invasão da Horda de Ferro em Azeroth. Tudo era comandado nos bastidores por Gul'dan, um bruxo poderoso, mas que foi banido pelo Arquimonde no final da raide "Cidadela Fogo do Inferno", a raide mais recente da expansão e que praticamente põe um fim no enredo da expansão.

Mas quando o Arquimago Haddgar comenta que ele não é banido tão facilmente, é por conta dele acabar arquitetando um retorno aos reinos ligados a Azeroth, e trazendo consigo o que promete ser o pior inimigo de todos os tempos: Sargeras, o Destruidor de Mundos, o criador e líder da Legião Ardente e que pode mudar a aparência de Azeroth para sempre.

World of Warcraft - Sargeras contra Aegwyn - Reprodução/Breathing2004 - Reprodução/Breathing2004
Sargeras enfrenta Aegwyn
Imagem: Reprodução/Breathing2004

Aqui vamos entrar no campo das especulações básicas e que muita gente curte fazer: qual é o futuro de "World of Warcraft"? Com a provável conferência da produtora na Gamescom na próxima semana, o jogo pode ganhar novidades, mas também pode ser que a Blizzard acabe deixando a principal surpresa para a BlizzCon, em novembro.

A cada expansão o MMO adiciona novas localidades. Essa liberdade de criar novos mundos facilita o desenvolvimento e deixa Azeroth intacta (em termos), mantendo a estrutura clássica das quests das localidades.

Mas com "Cataclysm" a Blizzard fez um pouco diferente, remodelando determinados locais por conta da destruição causada pelo dragão Asa Da Morte e inserindo locais dentro da própria Azeroth para personagens de níveis elevados, como o Planalto do Crepúsculo, o Geodomo e o Monte Hyjal.

Já em "Pandaria" e agora em "Draenor", a Blizzard inseriu novas localidades e missões. De certa forma a Blizzard fez mudanças estruturais para dar mais importância às quests e aos prêmios de cada uma. Só que a expansão atual deu a impressão de 'pouco conteúdo', talvez por conta de muitos jogadores simplesmente quererem upar até o nível 100 o mais rápido possível, a sensação aparente dos mapas serem menores, e a própria sensação de não ter tantas quests, apesar de existir uma boa quantidade de missões em cada mapa de jogo.

Mas e o futuro do jogo? Em matéria de progressão provavelmente não teremos mudanças no sistema atual de quests, que veio bem melhorado em "Draenor" com quests interligadas e prêmios baseados na classe, mas acho que a Blizzard pode começar a adotar mais vezes os 'objetivos bônus', que foram usados em algumas locações, ativando eles nas quests diárias. Na Selva de Tanaan, após fazer algumas missões diárias os jogadores podem fazer os objetivos de bônus, tendo em torno de seis objetivos espalhados pelo mapa, e outros objetivos que tinham sido adicionados no começo da expansão, mas com áreas maiores.

World of Warcraft - Objetivos de Bônus - 02 - Reprodução - Reprodução
Objetivos de Bônus da Selva de Tanaan
Imagem: Reprodução

Os objetivos de bônus, de certa forma, pegaram a ideia do sistema dinâmico de quests de "Guild Wars 2", que geram uma espécie de área circular com os jogadores participando do objetivo, mas não chega a computar uma missão única com a colaboração de todos. Isso apenas ocorre nos chefes de mundo (como o Drov e o Lorde Supremo Kazzak) e nos inimigos raros, quando eles escalonam o HP deles de acordo com quantidade de jogadores que acertam o inimigo.

Claro que ainda há espaço para melhorar, já que hoje uma reclamação de muitos jogadores é não dar tempo de chegar e acertar um inimigo que pode dropar uma montaria, por exemplo. Mesmo com 10 a 30 milhões de HP, um inimigo raro é facilmente 'zergável', deixando muitos jogadores furiosos por conta de poucos que 'sentam o dedo' pra matar o inimigo o mais rapidamente possível.

Hoje a Blizzard melhorou diversos aspectos do "WoW" e eliminou parte da competição e frustração. Pets raros de caçadores são mais fáceis de pegar, tivemos diversos inimigos especiais que concediam montarias para todos os jogadores (como o Nakk, Vencetrilha e o Punho de Libra) e a questão do levelling, e certamente as próximas expansões terão este aspecto.

Outras questões é que provavelmente as áreas das próximas expansões terão novamente a questão do voo, pois inicialmente a Blizzard não implementaria voo em "Draenor", mas acabaram voltando atrás depois de muitos pedidos dos jogadores. Para o patch 6.2 não ser ainda mais adiado, eles optaram por não liberar o voo agora em "Draenor", mas o farão posteriormente, e talvez as próximas áreas possam englobar áreas com voo permitido e áreas sem voo.

E ainda existe a mecânica de liberar o voo após os jogadores fazerem todas as quests normais da expansão, o que já vira um incentivo a mais para fazer elas. Ter também montarias extras de incentivo para fazer o conteúdo do jogo é outro incentivo bastante apreciado pelos jogadores, ainda mais para aqueles que estão tentando chegar nas 250 montarias totais de um personagem.

Já a reputação das facções continua sendo, de certa forma, um 'grinding'. Acho que a Blizzard iniciou testes nesse sentido para eliminar, de certa forma, a matança desenfreada de inimigos. As missões diárias de Tanaan com prêmio em reputação tiraram parte do grinding, mas ainda dá pra classificar como 'grind' o jogador fazer as mesmas quests diárias quase todos os dias, por semanas e meses, ainda mais com a montaria dos 150 mil apexis que está liberada para compra (pelo menos a montaria é bonitona!). Facilitou bastante a aquisição de apexis, mas juntar 150 mil não é fácil!

World of Warcraft - Montaria do Terrorasa - Reprodução/WoWHead - Reprodução/WoWHead
Rédeas do Terrorasa Corrompido
Imagem: Reprodução/WoWHead

Já as guarnições podem ficar restritas apenas à expansão "Warlords of Draenor". Com as outras localidades estando praticamente desertas e muitos jogadores estando apenas nas guarnições, a Blizzard inseriu os inimigos raros de Tanaan para ver se os jogadores "saem de suas tocas" para ter mais interação entre eles. Se antigamente o pátio de frente da casa de leilões de Ventobravo era bastante movimentado, depois que saiu a expansão e muitos jogadores conseguiram ativar a casa de leilões na guarnição com o posto comercial, muitos deles nem saem mais de lá

Em novembro teremos outra BlizzCon, e já está na hora da Blizzard anunciar a próxima expansão do jogo. Muitos jogadores já estão conformados de que a "Cidadela Fogo do Inferno" é a última raide da expansão, mas a produtora não chegou a comentar (ou confirmar) se terá outra raide com outro tier de equipamentos. Mas como o anel lendário terá um upgrade extra com um item dropado apenas no Arquimonde (último chefe da raide) então vai levar pelo menos 5 meses até o jogador completar o anel totalmente, chegando ao ilv 795. Praticamente o tempo necessário até a Blizzard lançar um "pré-patch da próxima expansão.

E ainda tem o filme do Warcraft, que será lançado em junho de 2016, e já tem jogadores acreditando que a nova expansão será lançada próxima a do filme, para aproveitar todo o hype e a ligação de mídias que tem hoje em dia. Por ser uma adaptação independente e contando mais da história antiga do game (no aplicativo/vídeo do sobrevôo do grifo em Ventobravo mostra uma cidade maior e inteira, sugerindo eventos antes do jogo atual) então o filme terá ligações a história do universo, mas é difícil prever se terá ligações com o enredo atual e futuro da expansão.

Mas o Sargeras ainda não foi totalmente explorado, e com isso as coisas podem esquentar nos próximos anos. Vamos aguardar pra ver!