Topo

Razer adquire fabricante de microconsoles Ouya

Sucesso do Kickstarter, microconsole Ouya não chamou a atenção do grande público - Divulgação
Sucesso do Kickstarter, microconsole Ouya não chamou a atenção do grande público Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 14h03

A fabricante de componentes de computador Razer adquiriu a empresa Ouya, responsável pelo microconsole de mesmo nome.

O anúncio da venda foi feita pela CEO da Ouya, Julie Uhrman, e confirmado pela Razer. A executiva declarou que não fará mais parte da empresa.

"Ouya foi uma experiência que acontece uma vez na vida", escreveu. "Agora, vou partir em busca da próxima".

A aquisição, de acordo com a Razer, é voltada principalmente para o setor de software, tanto em termos de jogos quanto pela loja digital do Ouya. As equipes técnicas e de relação com desenvolvedores estão incluídos na transferência.

Em declaração ao site GameSpot, a Razer indicou que utilizará os componentes do Ouya para expandir e melhor seu próprio microconsole, conhecido como Forge TV. A loja digital do Ouya, por sua vez, será renomeada "Cortex para Android TV".

"No futuro próximo, a Razer providenciará usuários existentes do Ouya com um caminho claro de migração para o microconsole mais avançado Forge TV e o pacote com controle Serval", declarou um representante da empresa. "A intenção da Razer é permitir a usuários do Ouya a trazer seus jogos, controles e contas à plataforma Cortex TV para o microconsole Forge, avançando a experiência de jogos de Android para a TV que eles aproveitaram anteriormente".

A empresa também planeja dar descontos em peças para antigos usuários do Ouya, além de promoções e ofertas gratuitas voltadas para o Forge.

 

Independência morta

Um dos maiores sucessos do site de financiamento por público Kickstarter, o Ouya surgiu com a promessa de criar um ambiente de maior liberdade para desenvolvedores independentes criarem seus jogos e produtos.

Em 2012, o Ouya arrecadou cerca de US$ 8,5 milhões por Kickstarter, sendo até hoje o projeto de games mais lucrativo do site. O microconsole começou a ser vendido oficialmente em 2013, mas problemas com o hardware e sua produção, biblioteca limitada de jogos, e falta de interesse geral pelo público, tornaram o Ouya um grande fracasso no mercado.

Procurando se reinventar, a empresa pensou em tornar o Ouya em uma plataforma digital para jogos, sem grande sucesso.

No início de 2015, rumores e fontes indicavam que a Ouya procurava interessados em comprar sua marca, com a Razer sendo considerada a principal candidata à adquirir a empresa.