Topo

"Doom 4" foi cancelado por "não ser o que as pessoas queriam", diz produtor

"Call of Doom" trazia rebeldes lutando contra demônios que invadiram a Terra - Divulgação
"Call of Doom" trazia rebeldes lutando contra demônios que invadiram a Terra Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 16h07

Em meados de 2012, o game que seria "Doom 4" foi cancelado pela Bethesda. Apelidado internamente como "Call of Doom", o jogo tinha um tom mais sério e contemporâneo do que os games anteriores da famosa série de tiro: um grupo de rebeldes lutava contra os demônios que invadiram a Terra.

Essa versão do jogo se tornou conhecida dos fãs em maio, quando Mark Bristol, ex-diretor de arte da Id Software, divulgou um vídeo com trechos do "Doom 4" cancelado.

Segundo o produtor executivo do próximo "Doom", Marty Stratton, o game foi cancelado por "não ser o que as pessoas queriam de um jogo da série". O produtor explicou que após avaliarem o jogo por duas semanas, o time concluiu que "a personalidade do game não combinava com os 'Doom' anteriores". A decisão de cancelar o jogo e recomeçar o desenvolvimento do zero teve o apoio da Bethesda e da Zenimax.

Veja trechos do "Doom 4" que foi cancelado

Para o produtor, o cancelamento não significa que o game era ruim. "Sempre fazemos trabalhos de alta qualidade, então era um bom jogo. Só não era o jogo que queríamos fazer, não era o 'Doom' que os fãs gostariam, não era o que as pessoas queriam". Stratton diz que, dado o retorno positivo dos fãs desde a revelação do próximo "Doom", os desenvolvedores acreditam ter tomado a decisão certa.

O próximo "Doom" sai em 2016 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.