Topo

"XCOM 2" evolui soldados e aliens para estimular mobilidade dos jogadores

Com rifle de precisão e pistola, o Sharpshooter de "XCOM 2" é a evolução do Sniper - Divulgação
Com rifle de precisão e pistola, o Sharpshooter de "XCOM 2" é a evolução do Sniper Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 11h23

Velha conhecida dos fãs de estratégia, a franquia "XCOM" passou por um renascimento em 2012, com a chegada de "Enemy Unknown". Agora, "XCOM 2" busca aprimorar a fórmula trazendo não só um cenário bem diferente e paranoico, como também implantando mudanças nas classes de personagem e nas unidades alienígenas, para com isso estimular a mobilidade do jogador durante as partidas.

É o que se percebe na recém-anunciada classe Sharpshooter, uma evolução do Sniper de "Enemy Unknown". "Uma das coisas que os jogadores nos diziam sobre 'XCOM: Enemy Unknown' era que eles gostavam de construir seus snipers como semideuses que sentavam-se na retaguarda do esquadrão e escolhiam os inimigos que abatiam de longe", contou o produtor líder de "XCOM 2", Garth DeAngelis, em entrevista ao UOL Jogos.

"Isso era muito legal. Dessa vez, com 'XCOM 2', queremos dar ao jogador mais escolhas significativas e com impacto para a classe", explicou o produtor. "O Sharpshooter terá uma pistola como arma alternativa, assim como habilidades e perícias para que possam causar dano com ela sem perder a mobilidade". Por exemplo, a primeira habilidade da classe com pistolas permite atacar com essa arma em uma ou ambas as ações do turno - assim você pode optar por atirar duas vezes sem sair da posição, ou atirar no começo do turno e depois correr para uma cobertura.

XCOM 2 - Divulgação - Divulgação
O Sharpshooter é capaz de causar muitos danos aos inimigos sem perder a mobilidade
Imagem: Divulgação

"Ter um Sharpshooter mais móvel e focado na pistola permite respostas rápidas em situações táticas, como ao encontrar uma patrulha inimiga ou se reforços chegam de uma direção inesperada". São situações onde o Sniper dos "XCOM" anteriores passaria um bom tempo se reposicionando, incapaz de abater inimigos (e muitas vezes ficando exposto aos ataques dos alienígenas).

Assim como o Sniper, o Sharpshooter em "XCOM 2" é uma máquina de provocar dano. "Há uma habilidade chamada 'Death from Above' que permite uma ação extra se você matar um inimigo que estiver em uma posição abaixo da sua", comentou o produtor. "Assim, você pode usar o rifle sniper para abater um alvo, trocar para a pistola e ativar a habilidade Fan Fire, disparando mais três tiros contra outro inimigo. É bastante dano para um soldado só, em um único turno".

Terror que veio do espaço

Outra amostra da intenção da Firaxis em tornar as batalhas de "XCOM 2" mais movimentadas é o assustador Chryssalid. Os veteranos da série conhecem bem o alienígena insectóide e agora, no modo multiplayer, poderão controlar a criatura, que possui um ferrão venenoso capaz de transformar suas vítimas em casulos de onde eclodem múltiplos Chryssalids, espalhando o terror e elevando o nível da ameaça alienígena rapidamente.

Basta que o casulo sobreviva por dois turnos para gerar três Chryssalids com 50% dos pontos de vida. As criaturas podem se enterrar no solo, o que faz delas difíceis de rastrear e perfeitas para atacar soldados desprevenidos.

XCOM 2 - Divulgação - Divulgação
Terror do campo de batalha, Chryssalids agora geram três crias em cada inimigo abatido
Imagem: Divulgação

"A Chryssalid é um ótimo alien, um dos favoritos dos fãs desde o original 'XCOM: UFO Defense'", relembrou o produtor Garth DeAngelis. "Em 'Enemy Unknow', ela ganhou um aspecto mais insectóide, o que ajudou a identificar a criatura como um dos alienígenas mais brutais controlados pelos Ethereals", explicou DeAngelis, em referência aos mestres secretos dos invasores alienígenas.

Ao contrário de outros alienígenas de "XCOM", a Chryssalid é uma criatura de aparência monstruosa, que parece vinda dos filmes de "Alien" ou um Zerg de "StarCraft". A referência visual é proposital: "Os jogadores têm uma sensação de que os Ethereals não tiveram que modificar muito para transformar em uma arma".

"Em geral, nós observamos o folclore clássico dos OVNIs para criar nossos alienígenas", contou o produtor ao UOL Jogos. "Fazemos isso para que os jogadores possam confiar nos seus conhecimentos da cultura pop para entender o game. Quando você vê um alien magrelo e cabeçudo, como o Sectoid, você está mais propenso a aceitar que ele é um perigoso inimigo psíquico do que se fosse um monstro grandalhão como o Muton".

Pensando assim, a aparência orgânica e assustadora da Chryssalid é perfeita para um inimigo que vai não só matar os soldados XCOM, mas implantar ovos nos cadáveres. "Não é um inimigo com quem você pode dialogar".

Exclusivo para PC, "XCOM 2" sai em novembro. Versões para Mac e Linux também estão nos planos e serão adaptadas pela produtora Feral Interactive.