Topo

Programa permite jogar games como "GTA V" e "The Witcher 3" via browser

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 14h07

Para rodar alguns dos grandes jogos de PC lançados nos últimos meses - incluindo "Grand Theft Auto V", "The Witcher III: Wild Hunt" e "Elite: Dangerous" - em configurações máximas, usuários precisam de máquinas com componentes poderosos - e, em geral, bastante caros.

Agora, porém, graças ao criador de um aplicativo de comunicação em vídeo conhecido como Instant Webcam, jogadores podem ter encontrado uma alternativa. Ao fazer engenharia reversa em seu próprio projeto, o desenvolvedor criou o programa jsmpeg-vnc, capaz de rodar games de um computador para qualquer browser por streaming.

Por meio do programa, a imagem do jogo no computador é transformada em um arquivo MPEG-1, sendo transmitindo por streaming. Utilizando o navegador de sua escolha, o jogador pode acessar a transmissão por meio de WebSockets. A aplicação também reconhece input do dispositivo receptor, tornando possível o controle do jogo.

Para rodar o jogo no browser, porém, é necessário usar um dispositivo capaz de rodar JavaScript, que decodifica a transmissão. Além disso, ainda é preciso de um computador para transmitir o sinal do jogo em si.

O jsmpeg-vnc está disponível para download gratuito, e seu código-fonte também está disponível para estudo, alterações e modificações.