Topo

Quem te viu, quem te vê: monstros de "Doom" mudaram bastante em 22 anos

Os monstros de "Doom" estão entre as criaturas mais icônicas dos games - Reprodução
Os monstros de "Doom" estão entre as criaturas mais icônicas dos games Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 08h00Atualizada em 30/07/2015 11h50

Uma das franquias mais conhecidas do mundo dos games, "Doom" vai ganhar um novo jogo em 2016, com versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Com gráficos de ponta e muita sanguinolência, o jogo é um meio termo entre uma nova aventura e um 'remake' da clássica série de tiro.

O jogo traz elementos novos, como finalizações brutais que envolvem desmembrar inimigos ou rasgá-los ao meio com uma moto-serra, mas preserva o tiroteio rápido e direto e a essência da trama original: você é um fuzileiro espacial lutando contra uma horda de demônios cibernéticos que invadiu a colônia humana em Marte.

Ao assistir os trechos de jogo apresentados na conferência da Bethesda na E3 2015, é fácil para os jogadores veteranos perceberem as semelhanças com os "Doom" mais antigos, inclusive no arsenal cheio de armas famosas (Super Shotgun, BFG, moto-serra) e os monstros que surgem pelo caminho. E, ao olhar para os demônios e zumbis do game, é bacana perceber que as mudanças estéticas não removeram a essência desses personagens.

Veja como eram e como ficaram os monstros e demônios de "Doom":

1. IMPS

Doom Imp - Reprodução - Reprodução
ANTES: O 'Imp' é um demônio com traços humanóides que arremessa bolas de fogo e ataca com as garras quando você chega perto.
Imagem: Reprodução

Doom (2015) Zumbi - Divulgação - Divulgação
DEPOIS: Os 'Imps' do novo "Doom" são bem parecidos com a versão de "Doom 3", com uma aparência cadavérica e movimentos mais agressivos.
Imagem: Divulgação

2. REVENANT

Doom 2 Revenant - Reprodução - Reprodução
ANTES: O 'Revenant' apareceu pela primeira vez em "Doom 2" e já usava um jetpack equipado com dois lança-foguetes nos ombros. De acordo com o manual do jogo, é uma espécie de "demônio que após morrer, tem o esqueleto arrancado e enviado de volta para o campo de batalha".
Imagem: Reprodução

Doom (2015) Imp - Divulgação - Divulgação
DEPOIS: No novo "Doom", o 'Revenant' preserva suas características básicas: é um esqueleto equipado com um jetpack e lança-foguetes.
Imagem: Divulgação

3. CACODEMON

Doom Cacodemon - Reprodução - Reprodução
ANTES: Um dos monstros mais conhecidos de "Doom", o Cacodemon é uma cabeça flutuante caolha cheia de dentes. Lento, o monstro dispara rajadas pelo olho. Ele é inspirado em dois monstros de "Dungeons & Dragons", RPG que era o principal hobbie dos produtores na Id Software: o Beholder e o Astral Dreadnought da capa do "Manual of the Planes".
Imagem: Reprodução

Doom (2015) Cacodemon - Divulgação - Divulgação
DEPOIS: De todos os monstros do novo "Doom", o Cacodemon é o que passou por menos mudanças: continua sendo uma criatura esférica, caolha e cheia de dentes que flutua por aí pronta para massacrar o jogador.
Imagem: Divulgação

4. MANCUBUS

Doom 2 Mancubus - Reprodução - Reprodução
ANTES: O 'Mancubus' apareceu pela primeira vez em "Doom 2". Um demônio bem acima do peso ideal, ele ataca com um par de lança-chamas, abastecidos pelos tanques em suas costas.
Imagem: Reprodução

Doom (2015) Mancubus - Divulgação - Divulgação
DEPOIS: O tempo passou, mas o 'Mancubus' manteve a forma balofa neste novo "Doom". O demônio tem armas de energia esverdeada no lugar das mãos e aguenta muito dano antes de cair. Pelo menos é um alvo difícil de errar!
Imagem: Divulgação

5. CYBERDEMON

Doom Cyberdemon - Reprodução - Reprodução
ANTES: O "Cyberdemon" é o chefão da fase "Shores of Hell" ("Praias do Inferno", em português) do "Doom" original. É um monstro enorme, rápido e mais resistente do que todos os outros inimigos do jogo. Ele só para de se mover para atirar mísseis com o lança-foguetes que tem no lugar de um dos braços.
Imagem: Reprodução

Doom (2015) Cyberdemon - Divulgação - Divulgação
DEPOIS: O 'Cyberdemon' do novo game é um chefão enorme e poderoso, com muitas das características do monstro original, como a arma no lugar do braço. Ele é forte, rápido e tão resistente que, no trailer do game, o jogador precisa apelar para a arma "BFG", a mais poderosa de "Doom", para ter alguma chance.
Imagem: Divulgação

Até o momento, por exemplo, não foram mostrados oponentes como os crânios flamejantes 'Lost Souls', o mecanóide 'Spider Mastermind' ou mesmo os Barões e Cavaleiros do Inferno, presença constante nos jogos anteriores.

Esses e outros personagens devem aparecer com mais detalhes até o lançamento, previsto para algum ponto de 2016. "Doom" terá versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

VEJA A APRESENTAÇÃO DE "DOOM" NA E3 2015