Topo

Incerteza: times do Brasileirão ainda negociam para estar em "FIFA" e "PES"

Seleção Brasileira aparecerá nos games, mas clubes ainda não foram confirmados - Divulgação
Seleção Brasileira aparecerá nos games, mas clubes ainda não foram confirmados Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 16h07

A pouco mais de um mês dos lançamentos de "FIFA 16" e "Pro Evolution Soccer 2016", ainda não se sabe se os clubes brasileiros estarão ou não presentes nos games.

O mistério virou foco de muitas especulações. Na semana passada, a ESPN publicou reportagem alegando que Corinthians e Flamengo ficariam de fora do "FIFA" por conta de uma "oferta maior" da Konami, que é responsável pela série "Pro Evolution".

Procurados por UOL Jogos, porém, tanto Corinthians quanto Flamengo dizem que ainda negociam com Electronic Arts e Konami, alegando não poderem revelar detalhes do processo por ele estar em andamento.

As produtoras dos games ecoam esse discurso. "Não temos posição final sobre os times brasileiros no 'FIFA 16' e as negociações continuam", afirmou um representante da EA. O diretor da empresa no Brasil, Jonathan Harris, chegou a negar a informação de que "FIFA" já tem acordos firmados com vários times.

A Konami, por sua vez, não discute o assunto por "não comentar rumores".

Problemas de licenciamento

No ano passado, a EA alegou que supostas "mudanças no processo de licenciamento no Brasil" impediram que os times figurassem no "FIFA 15".

O concorrente "Pro Evolution Soccer 2015" teve os times brasileiros, mas com muitos em estado incompleto, com nomes e rostos genéricos para vários jogadores.

"Pro Evolution Soccer 2016" será lançado no dia 15 de setembro em versões para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC. "FIFA 16" chega um pouco mais tarde, em 22 de setembro, para as mesmas plataformas.