Topo

"GoldenEye" não se encaixava na coletânea "Rare Replay", diz produtor

Tiroteio multiplayer de "GoldenEye 007" fez sucesso no Nintendo 64 - Reprodução
Tiroteio multiplayer de "GoldenEye 007" fez sucesso no Nintendo 64 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 08h00

O jogo de tiro "GoldenEye 007" é a ausência mais sentida na coletânea "Rare Replay", que chega hoje (4) ao Xbox One. Desenvolvido pela produtora para Nintendo 64, o game é um clássico do gênero, mas segundo Tim Burton, líder de desenvolvimento tecnológico da Rare, o jogo ficou de fora por não ser uma criação legítima do estúdio britânico.

"Nós olhamos para 120 jogos do nosso catálogo, colocamos todos num grande quadro e começamos a classifica-los. Há certos fatores envolvidos no processo, como quem é dono do que, mas com tantos títulos, você escolhe os que se encaixam melhor", disse o produtor ao site norte-americano Polygon.

"Não foi necessariamente uma questão de licenciamento", disse Burton sobre a ausência de "GoldenEye". Embora os direitos da franquia "007" estejam com a Activision, o produtor acredita que deixar o game de fora foi mais uma questão de identidade da coletânea. "Voltando para os critérios de seleção - São personagens da Rare? É um mundo da Rare? - 'GoldenEye' não se encaixava nessa ligação particular que colocamos ali".

Veja Pierce Brosnan jogando "GoldenEye 007"

Nostalgia pura

"Rare Replay" é uma coletânea exclusiva para Xbox One que reúne 30 jogos da cultuada produtora britânica. O pacotão inclui desde jogos famosos da produtora, como "Killer Instinct Gold" e "Grabbed by the Ghoulies" até os títulos feitos mais 'recentes', caso de "Viva Piñata" e "Banjo Kazooie: Nuts & Bolts", passando por verdadeiros tesouros arqueológicos, como "Knight Lore" e a versão arcade de "Battletoads".

"Rare Replay" também traz conteúdos extras como um documentário sobre a história do estúdio e muitas artes conceituais.