Topo

Exclusivo para Xone, "Quantum Break" quebra barreiras entre jogo e série

Claudio Prandoni

Do UOL, em Colônia

07/08/2015 10h35

Videogame ou seriado? Nem um, nem outro: "Quantum Break" será os dois.

Em uma elaborada demonstração a portas fechadas na Gamescom foi possível entender exatamente como jogo e série live action vão combinar no jogo exclusivo de Xbox One.

O game em si terá cinco capítulos diferentes, todos estrelados por Jack Joyce e, por sua vez, divididos em várias partes.

Porém, entre cada capítulo acontece um episódio interativo da série. Serão quatro no total, com duração média de 20 minutos.

Em linhas gerais, "Quantum Break" trata dos perigos de uma viagem no tempo que deu muito errado. Um terrível acidente causou 'estilhaços' no tempo e concedeu poderes especiais a Jack Joyce e Paul Serene.

Serene também foi enviado para o futuro, mas retorna ao presente dezessete anos mais velho e diferente, reservado e sombrio.

O protagonista é Joyce, sobrevivente de um acidente no qual o irmão dele, William, morreu. Joyce quer impedir os planos de Serene e ambos estão sendo perseguidos pela empresa Monarch Solutions - curiosamente, criada pelo próprio Serene.

O seriado acompanha a trama pela visão do vilão Paul Serene e em alguns momentos dá ao jogador a chance de mudar o desenrolar da história.

No exemplo mostrado, Serene interroga uma ativista e o jogador pode escolher entre uma abordagem agressiva e outra mais diplomática para lidar com a situação.

Na primeira a garota não colabora e é eliminada a sangue-frio por um dos guardas na sala. Na outra ela é persuadida a colaborar com Serene.

Tais decisões, claro, afetam a história do jogo, que terá múltiplos finais diferentes.

Vale notar: o seriado é essencial para o jogo e vice-versa. Perguntei para os desenvolvedores da Remedy se acompanhar só a história de um ou outro faria sentido e a resposta foi bem clara:

"Você pode até só jogar o game ou assistir ao seriado, mas muita coisa não vai fazer sentido. 'Quantum Break' foi pensado para viver as duas experiências".

Com o joystick nas mãos

Por sua vez, o jogo em si reflete bem o estilo intenso e cadenciado das produções da Remedy.

Trechos de aventura e plataforma exigem pulos calculados e uso eficiente dos poderes de manipulação do tempo para acelerar ou congelar elementos do cenário.

Aliás, o design das fases impressinou mais uma vez - mas não tanto quanto na incrível demo mostrada na Gamescom 2014 - com objetos voando pela fase, construções se desfazendo e reconstruindo ao redor do herói e assim por diante.

Trechos de tiroteio pontuam a exploração, exigindo mais conhecimento dos poderes temporais do que mira rápida e precisa.

Definido agora para sair no dia 5 de abril de 2016, "Quantum Break" é jogo exclusivo para o Xbox One.