Topo

Windows 10 pode bloquear jogos piratas

Do UOL, em São Paulo

17/08/2015 12h26

Quem atualizou o computador para o Windows 10 e usa games ou softwares piratas pode ter uma pequena surpresa um dia desses quando ligar o seu computador e perceber que esses programas foram desabilitados. Isso pode acontecer caso a Microsoft coloque em prática os novos termos de serviço do sistema operacional.

O trecho que mostra que a Microsoft pode desabilitar os softwares se encontra no capítulo 7 dos termos de serviço, que diz:

"Às vezes, você precisará de atualizações de software para continuar usando os Serviços. Podemos verificar automaticamente sua versão do software e baixar atualizações do software ou das alterações de configuração, incluindo aquelas que o impedem de acessar os Serviços, jogando jogos falsificados ou usar dispositivos periféricos de hardware não autorizados".

Isso significa que a Microsoft pode desabilitar games e hardware que não são licenciados e, caso você discorde, a alternativa é desinstalar o Windows 10, como sugere o texto: "Você pode remover seus consentimento [sic] para atualizações futuras de software periodicamente desinstalando o software".

Os termos não fazem referencia a softwares falsificados e não está claro de quanto e quanto tempo a Microsoft vai fazer varreduras do tipo em seu computador.

O Windows 10 foi lançado no final de julho e é oferecido para usuários do Windows 7 e 8 como uma atualização gratuita até julho de 2016.