Topo

Nintendo planeja fazer filmes baseados em seus jogos

Lançado em 1993, o filme "Super Mario Bros." não foi um grande exemplo de game que virou filme - Divulgação
Lançado em 1993, o filme "Super Mario Bros." não foi um grande exemplo de game que virou filme Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/08/2015 20h30

A Nintendo está pensando em fazer filmes baseados em suas principais franquias como "Mario" e "Zelda", como disse o atual Diretor Representativo da Nintendo, Shigeru Miyamoto, à revista Fortune.

"Nós tivemos, ao passar dos anos, uma série de pessoas que chegou em nós dizendo 'Porque nós não fazemos um filme juntos?' ou 'nós fazemos um filme e vocês fazem o jogo e nós lançamos os dois ao mesmo tempo", disse o criador do Mario.

Miyamoto vai supervisionar as conversas com Hollywood ao lado de Shinya Takahashi, gerente da divisão de Planejamento e Desenvolvimento de Software.

"Porque os jogos e filmes parecem meios similares, as expectativas das pessoas é que nós queremos transformar nossos games em filmes. Eu sempre senti que videogames, sendo uma mídia interativa, e filmes, que é uma mídia passiva, são um pouco diferentes. Conforme nós olhamos de uma maneira mais ampla no papel da Nintendo como uma empresa de entretenimento, estamos pensando mais e mais sobre como os filmes se encaixam nisso – e nós vamos potencialmente olhar para coisas como filmes no futuro", disse.

A Nintendo sempre teve franquias de sucesso e soube protegê-las para não serem abandonadas por seus fãs. Poucas empresas tiveram a permissão de riar games com seus personagens, como aconteceu com "Metroid: Other M", desenvolvido pelo Team Ninja (os criadores de "Ninja Gaiden") a série de jogos olímpicos "Mario & Sonic" (da Sega) e a Capcom com jogos da série "Minish Cap" de "Legened of Zelda", entre outros.

Em todos os casos que a Nintendo deu a benção para usarem suas franquinas, a empresa acompanhou de perto o desenvolvimento dos games se estavam mantendo seu padrão de qualidade. Resta saber se o mesmo acontecerá com os prováveis filmes que serão produzidos pelos estúdios de Hollywood.

A Nintendo já se aventurou em emprestar suas franquias para o cinema, como aconteceu com o longa "Super Mario Bros." de 1993, que teve em seu elenco Bob Hoskins, John Leguizamo e Dennis Hopper, mas que não foi exatamente um sucesso de bilheteria e crítica.