Topo

Sem inovar, "WWE 2K16" aposta na nostalgia com Exterminador e Stone Cold

WWE 2k16 - Divulgação - Divulgação
A Visual Concepts, produtora do game, procurou recriar as diferentes entradas dos lutadores.
Imagem: Divulgação

Victor Ferreira

Do UOL, em Nova York*

24/08/2015 10h59

No ano passado, a 2K Games tomou controle total do desenvolvimento de jogos baseados na associação de luta livre WWE, resultando em “WWE 2K15”.

Embora tenha sido elogiado por sua fidelidade gráfica em relação a (alguns) ícones da marca, como John Cena e Randy Orton, o jogo acabou não agradando críticos ou fãs, por não só manter essencialmente o mesmo gameplay de antes, como removeu diversas funções vistas em outros títulos, incluindo tipos de luta ou opções de customização de lutadores e arenas.

Agora, a produtora Visual Concepts, em parceria com o estúdio Yuke’s, quer compensar por estas críticas com “WWE 2K16”, que promete trazer várias opções de customização de volta - incluindo a possibilidade de criação de arenas e lutadoras femininas - e mais de 120 personagens das mais variadas eras da luta livre.

Além disso, o game segue a linha dos últimos “WWE” ao apelar pela nostalgia, desta vez dentro e fora dos ringues, com um modo totalmente dedicado ao ídolo Stone Cold Steve Austin - um dos lutadores mais consagrados da franquia e um dos maiores ícones da chamada “Attitude Era” - e Arnold Schwarzenegger em seu papel mais famoso - o Exterminador do Futuro.

Como UOL Jogos pode constatar ao testar o game, porém, fãs que quiserem grandes mudanças na jogabilidade da franquia não encontrarão isso em “WWE 2K16”, que mantém essencialmente o mesmo estilo dos games anteriores, refinando um ou outro conceito.

Visuais novos, receita antiga

Como no jogo anterior da série, o que mais impressiona em “WWE 2K16” é a fidelidade envolvendo os lutadores, muitos deles recriados graças a modelagem e captura de movimentos da 2K Games, recriando figuras como Cesaro e Seth Rollins com riqueza de detalhes - embora ainda com certas ressalvas envolvendo barbas e cabelos mais longos.

WWE 2K16 2 -  -
Stone Cold Steve Austin é um dos lutadores mais consagrados da franquia e um dos maiores ícones da chamada "Attitude Era"

Não só isso, a Visual Concepts também procurou recriar as diferentes entradas dos lutadores. Finn Bálor, por exemplo, possui versões baseadas em seu visual normal e “demoníaco”, com sua pintura corporal inspirada no vilão Venom.

Infelizmente, esta riqueza de detalhes parece não ter chegado ao público ou mesmo os anunciantes das lutas, que comparados aos lutadores em si são extremamente poligonais e com rostos “amassados”.

O gameplay visto em “WWE 2K16” segue o mesmo modelo visto nos últimos jogos da série, com poucos comandos complexos para aumentar a acessibilidade entre jogadores. Ao carregar golpes especiais, é preciso apenas estar na posição certa e apertar um botão contextual para finalizações como o ‘powerbomb’ de Kevin Owens ou o ‘Stunner’ de Stone Cold Steve Austin.

O sistema de “Chain Wrestling”, apresentado em “WWE 2K15”, também está de volta. Fonte de muitas críticas, esta mecânica está presente principalmente em lutas entre pessoas conhecidas por sua técnica, como Daniel Bryan, Cesaro ou Finn Bálor, ao invés de brutamontes como Brock Lesnar, e deixa de ser um fator após um ou dois encontros.

Esta mesma mecânica também foi expandida com os “Working Holds”, em que um lutador deve escapar de uma chave do oponente ao tentar encontrar o ponto de pressão correto.

Submissões foram ligeiramente alteradas, sendo agora sendo necessário controlar uma barra para manter ou fugir da posição. A nova mecânica, porém, é mais inconveniente do que qualquer coisa, e em geral era mais fácil deixar o tempo correr ao invés de tentar manter a pressão no oponente.

A 2K também trouxe mecânicas deixadas de lado em jogos anteriores, principalmente submissões ilegais, e os contra-ataques agora são limitados, dependendo do estilo do lutador e seu nível de regeneração durante o combate.

Em geral, porém, o que foi visto durante o teste não revelou grandes mudanças em relação aos jogos anteriores, para bem ou para mal.

Austin 3:16

Em “WWE 2K15”, jogadores puderam reviver duas grandes rivalidades na história da associação de luta livre - a primeira entre John Cena e CM Punk, que teve início em 2011; e a segunda entre Shawn Michaels e Triple H, que ocorreu nos meados dos anos 2000 - por meio do modo 2K Showcase.

Neste ano, o foco da Visual Concepts é outro, dedicando o modo somente à carreira de um dos maiores astros do WWE: Stone Cold Steve Austin, cuja ascensão teve início em 1996, e gerou narrativas memoráveis, principalmente envolvendo sua rivalidade com o dono da companhia, Vince McMahon.

“Quando vemos o que vamos fazer no 2K Showcase todos os anos, passamos muito tempo falando com o WWE, com outras pessoas e ouvindo o público sobre quem seria alguém interessante para revisitar sua carreira, ou parte de sua carreira”, disse o produtor executivo Mark Little. “E ficou muito claro baseado no que fizemos no passado e nas opiniões do público que Stone Cold Steve Austin era o próximo da fila”.

Parte da carreira de Austin já foi vista em “WWE 13”, que tinha como campanha os momentos mais icônicos da “Attitude Era”, mas segundo Little ainda há muito mais para se ver de sua trajetória.

“Acho que há uma grande diferença entre o que aconteceu em ‘WWE 13’ e o que vamos trazer ao Showcase”, declarou. “Além disso, a ‘Attitude Era’ é extremamente popular para todos os consumidores, então ao poder incluir estas lutas também quer dizer que podemos trazer o antigo talento ao game”.

Embora seja uma campanha única, ao contrário do ano passado, o Showcase de Austin terá mais lutas do que foi visto em “WWE 2K15”, de acordo com Little. O produtor não indicou se haverá alguma narrativa extra lançada como DLC no futuro.

I’ll be back

Além de Stone Cold Steve Austin, um anúncio que surpreendeu muitos foi a inclusão do Exterminador do Futuro, interpretado por Arnold Schwarzenegger, que poderá ser acessado por quem participar da pré-venda do jogo.

A inclusão do icônico T-800 no game - baseado tanto em seu visual de “O Exterminador do Futuro” quanto “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” - deve-se a um acordo de marketing entre o WWE e a Paramount Pictures para o lançamento do novo filme da série, “Genisys”, além do relacionamento entre Schwarzenegger e a empresa.

Graças a este acordo, no início do ano o ator foi incluído no Hall da Fama de celebridades da associação, e durante o último Wrestlemania, o executivo e lutador veterano Triple H entrou no ringue com uma elaborada apresentação baseada na série cinematográfica.

“A decisão foi feita em conjunto com o WWE. Obviamente eles tem um grande relacionamento com Arnold - acho que não há nenhum astro maior do que ele como o Exterminador, ele é muito icônico”,disse Little. “E ao estudarmos e conversarmos por um tempo depois do Wrestlemania parecia uma excelente ideia por ser diferente, e estamos tentando trazer algo inédito em relação ao que já viram no passado”.

Outros games já procuraram capitalizar o uso de ícones do cinema em seu elenco - principalmente a série “Mortal Kombat”, que já incluiu Freddy Kruger, Jason Vorhees e o Predador -, mas Little não indicou se usará outros personagens similares nos próximos jogos da série “WWE 2K”.

“Bom, acho que deve fazer sentido no mundo na luta livre”, indicou. “Nunca fazemos decisões assim tão antecipadamente porque queremos ver como os consumidores reagirão ao jogo”.

(Dedos cruzados para um possível inclusão do RoboCop, que já tem um “rico” histórico no mundo de luta livre).

Infelizmente, o Exterminador não podia ser selecionado na versão de testes disponibilizada para o evento.

Controvérsia com Hulk Hogan

No fim de julho, o WWE começou a se desassociar de uma de suas figuras mais importantes, o lutador Hulk Hogan, após uma série de declarações racistas e homofóbicas de um vídeo privado terem sido vazadas na internet.

Além de ter seu nome e imagem removidos de produtos da empresa, Hogan também foi retirado de games envolvendo a marca, incluindo “WWE 2K16” e, retroativamente, “WWE 2K15”.

Perguntado sobre o assunto, Little tentou ser diplomático. “Obviamente apoiamos nosso parceiro, e temos que seguí-los em suas ações. Sabemos que certos fãs estão desapontados que Hulk Hogan não está envolvido com o WWE, mas devemos apoiar sua decisão”.

Little não revelou se a 2K tinha planos para Hogan no futuro da franquia, mas sabe que há uma divisão entre fãs. “Há pessoas que acham que ele não estar no jogo é a coisa a se fazer, enquanto outros dizem ‘Eh, vocês ainda poderiam colocá-lo no jogo”.

Ainda assim, “WWE 2K16” promete trazer uma das maiores seleções de personagens na história da marca nos games, com mais de 120 lutadores de diferentes fases da associação.

“WWE 2K16” será lançado em 27 de outubro no PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

*O jornalista viajou a convite da 2K Games