Topo

Compositor de "Destiny" foi demitido por "insubordinação", revela processo

Martin O"Donnell (esquerda) e Paul McCartney compuseram a trilha de "Destiny" - Divulgação
Martin O'Donnell (esquerda) e Paul McCartney compuseram a trilha de "Destiny" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/09/2015 20h03

O compositor Martin O'Donnell, responsável pelas trilhas sonoras de "Halo" e "Destiny", venceu em julho do ano passado a disputa judicial contra a produtora Bungie, da qual foi demitido sem justa causa em abril de 2014. Agora, os detalhes do processo se tornaram públicos, revelando os motivos da demissão de O'Donnell.

O processo esclareceu que o compositor estaria agindo contra os interesses da publisher Activision nos meses antes do lançamento de "Destiny". O compositor declarou ao tribunal que suas ações visavam "lutar contra a presença corrosiva da Activision, que estaria destruindo a cultura universitária da Bungie".

Já a produtora alegou que O'Donnell estava sendo insubordinado e que o compositor planejava publicar um disco com a trilha sonora de "Destiny", indo contra as ordens de seus superiores, entre eles o CEO da Bungie Harold Ryan. Segundo O'Donnell, a faixa composta por ele e Paul McCartney para o jogo foi substituída por outra música e isso o motivou a lançar um disco com a música original.

Membro fundador

A decisão da corte norte-americana rendeu de volta ao compositor as ações do estúdio - O'Donnell recebeu o direito de possuir e comprar ações da Bungie com os benefícios de ser um membro fundador da companhia, mesmo sem trabalhar mais lá.

O compositor recebeu US$ 95 mil em rendimentos que não haviam sido pagos desde abril de 2014, assim como US$ 142,500 em participação nos lucros da produtora de "Destiny", referentes ao trabalho que executou na Bungie no ano passado, antes de ser demitido.

Dublado em português, "Destiny" está disponível para PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. A próxima expansão do game, "O Rei dos Possuídos", sai em 15 de setembro.