Topo

Lançamentos: "Super Mario Maker" celebra os 30 anos do herói da Nintendo

Do UOL, em São Paulo

07/09/2015 08h00

Super Mario é sem dúvidas o personagem mais conhecido do mundo dos games, salvando o Reino dos Cogumelos e se metendo em altas confusões há 30 anos. O herói da Nintendo já se aventurou por todo tipo de cenário e profissão, marcando a infância de gerações de jogadores. E, num aniversário tão importante a Nintendo promete entregar um jogo à altura da ocasião: "Super Mario Maker".

No game, exclusivo para Wii U, o jogador é quem cria estágios baseados nas clássicas aventuras do encanador mais conhecido do mundo dos games. São quatro estilos diferentes - "Super Mario Bros.", "Mario Bros. 3", "Mario World" e "New Mario U" - que mudam tanto o visual das fases quanto as habilidades disponíveis.

São quatro estilos diferentes - "Super Mario Bros.", "Mario Bros. 3", "Mario World" e "New Mario U" - que mudam tanto o visual das fases quanto as habilidades disponíveis. O estilão mais clássico do game original traz poucos requintes, enquanto "Mario Bros. 3" traz a folhinha de guaxinim para voar, "World permite rodopiar" e "New U" traz até os saltos na parede!

"Super Mario Maker" promete ser um dos jogos a utilizar de forma mais prática e intuitiva o ainda contestado GamePad do Wii U: na telinha do controle é possível selecionar os itens e ferramentas a utilizar, assim como visualizar cenários quadriculados para montar sua fase. Lembra muito o estilo casual do clássico "Mario Paint", do Super Nintendo.

Além de brincar de "game designer", em "Super Mario Maker" você baixa e joga os estágios criados pela comunidade - ou seja, o fator "replay" é praticamente infinito.

Aventura de papel

O destaque da semana no PlayStation 4 é "Tearaway Unfolded", game do mesmo estúdio de "LittleBigPlanet" e sequência de um dos melhores jogos do portátil PS Vita.

No game, você controla o mensageiro Atoi (ou a mensageira Iota), que precisa resolver diversos problemas em um mundo feito inteiramente de papel.

O jogador, então, acaba servindo como um ser todo-poderoso de outra dimensão, capaz de intervir de diversas formas sobre o mundo de papel, seja por meio de sopros, giros dos controles, toque no touchpad ou até mesmo gritos como parte do arsenal de ações que "Tearaway" oferece.

Por fim, os fãs do futebol digital poderão experimentar a demonstração de "FIFA 16" nesta semana, que permitirá jogar com 10 times e duas seleções femininas, maior novidade da edição deste ano da franquia da EA Sports.

Veja a seguir os principais lançamentos da semana:

3DS
. Hatsune Miku: Project Mirai DX

PC
. Grow Home

PS4
. Grow Home
. Tearaway Unfolded

Wii U
. Giana Sisters: Twisted Dreams - Director's Cut
. Super Mario Maker

Xbox One
. Castle Crashers Remastered