Topo

Ellen Rocche fez até aula de krav maga para ser Lara Croft em 2001

Ao personificar Lara Croft, Ellen Rocche alcançou fama internacional - Divulgação
Ao personificar Lara Croft, Ellen Rocche alcançou fama internacional Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

08/09/2015 10h02

Muito antes de Angelina Jolie se tornar a heroína Lara Croft nos filmes de "Tomb Raider", a personagem mais famosa dos games teve modelos oficiais em diversos países, entre eles o Brasil. Por aqui, Lara foi representada por Ellen Rocche, atriz e modelo que na época era conhecida apenas por participar do quadro "Qual é a música?" do SBT.

"Foi antes de participar da 'Casa dos Artistas' ou de aparecer na Playboy", conta Ellen Rocche em entrevista ao UOL Jogos.

"Foi mais ou menos no ano 2000 ou 2001, eu era modelo de agência e fiz um teste para personificar esse personagem, a Lara Croft".

Ellen revelou que não conhecia o game "Tomb Raider" na época, mas o irmão mais novo e o namorado, sim. "Meu irmão era fanático por ela, meu namorado também era apaixonado pela personagem, a Lara Croft era um símbolo sexual! Eles me incentivaram a fazer o teste", relembra.

O teste para representar a heroína de "Tomb Raider" teve a participação de executivos da Eidos, publisher britânica responsável pelo jogo e da Greenleaf, que na época distribuía os games no Brasil. "Eu estava preocupada porque eu tenho a cintura bem fina, mais fina do que a da Lara e eles conferem todos os números por causa da roupa oficial dela. Mas quando me viram no teste, falaram: é você! O personagem caiu como uma luva".

Preparação: artes marciais e games

"Quando vi o personagem e entendi como ela era, eu fiquei super feliz! Fui jogar os games, estudar quem era a Lara Croft e fiquei viciada! Finalizei todos os "Tomb Raider", fiquei fanática pelo personagem".

Além de jogar, Ellen Rocche passou por um intenso treinamento para viver a Lara Croft brasileira. "Eu tive aula de krav maga [técnica de defesa pessoal do exército de Israel] e caratê, aprendi como usar uma pistola, tudo para saber fazer as poses da Lara Croft direito", conta a modelo. "Tinha uma supervisão enorme da Eidos, principalmente nos eventos, como a Fenasoft em 2001, sobre o que eu podia fazer ou não. Eu não podia falar nada nos eventos, não podia falar com ninguém! Tinha que ser uma boneca".

A personificação de Ellen Rocche como Lara Croft rendeu uma fama inesperada para a modelo, que acabou eleita e melhor representante de Lara Croft do mundo em enquete realizada pela Eidos com os fãs de "Tomb Raider".

Angelina Jolie em Lara Croft: Tomb Raider - Divulgação - Divulgação
A carreira de Ellen como a arqueóloga mais famosa dos games foi interrompida pela chegada do longa-metragem "Lara Croft: Tomb Raider" ao cinema, onde a aventureira era interpretada por Angelina Jolie. "Eu era muito associada a personagem da Lara Croft e o pessoal da Paramount, distribuidora do filme, pediu para a Greenleaf parar de me usar", explica Ellen. "Por causa do filme, só a Angelina podia ser a Lara".
Imagem: Divulgação

Videogame hoje

"Na época, eu era muito fissurada nos jogos da Lara Croft. Finalizei todos os 'Tomb Raider'", comenta Ellen, que ainda joga videogame, mas não com a mesma gana do passado. "Eu jogo umas partidas, é um hobbie.  Dos jogos mais novos eu gosto dos 'GTA', mas sempre gostei muito de games de luta!", revela a modelo, que diz ser fã de "Mortal Kombat".

Rise of the Tomb Raider - Divulgação - Divulgação
Para Ellen Rocche, a Lara Croft atual é uma personagem que agrada tanto homens quanto mulheres.
Imagem: Divulgação

"Eu sempre escolhia jogar com as mulheres, a minha favorita era a Sonia Blade, que era durona e militar", conta. "Mas gostava de jogar também com o Liu Kang".

E "Tomb Raider", Ellen? "Eu gosto muito da Lara, de quando ela era uma heroína menina, desbravadora. Nos últimos jogos daquela época já tinha perdido um pouco a graça, acho que é por isso que estão retomando a Lara Croft mais fraquinha, super feminina mas ao mesmo tempo arqueóloga e guerreira".

Com a carreira consolidada, Ellen Rocche admite que não faria personificação de novo. "Eu gostaria de voltar a fazer a personagem, mas tem que ser teatro ou filme, seria interessantíssimo", pondera a atriz, que tem alguma experiência com dublagem, mas não tinha imaginado ainda participar de um jogo. "Dublar um game? Seria incrível!".

O próximo game da série, "Rise of the Tomb Raider", será dublado em português (não pela Ellen) e sai em 10 de novembro para Xbox One e Xbox 360. PC e PlayStation 4 receberão o jogo em 2016.