Topo

Há 20 anos o PlayStation chegava nos EUA; veja 100 jogos do console

Do UOL, em São Paulo

09/09/2015 13h04

No dia 9 de setembro de 1995 o PlayStation chegou nos EUA, onde reinou e superou seus concorrentes, trazendo jogos de qualidade e pavimentou a estrada que nos trouxe o PlayStation 4 nos dias de hoje.

O videogame cinza da Sony foi responsável para dar vida a games como "Final Fantasy VII", "Metal Gear Solid", "Vagrant Story", "Tekken" e muitos outros que nos acompanham no mundo dos games até hoje. Mas, no início de seu desenvolvimento, era para ser um acessório do Super NES. A parceria acabou não dando certo e a Sony acabou tocando o console sozinha.

Não apenas isso: há 20 anos o console cinza da Sony mostrava ao mundo que videogames poderiam ser muito mais que uma máquina de jogos. Esse foi o "CD Player" mais barato da época – quando o PSone chegou às lojas ele custava US$ 299, já o CDP-101, também da Sony, custava na época US$ 699. O console marcou o início da era dos CDs nos videogames e serviu de inspiração para muitas plataformas como o Sega Saturn e o 3DO.

Hoje em dia a família PlayStation cresceu e está entre os consoles que mais vendem. Mas você pode se relembrar desse tempo no álbum que abre essa matéria e dizer nos comentários quais foram os jogos de PlayStation que você mais gostou. Abaixo você vê um vídeo que conta a história do console usando os bonecos de pano de "LittleBigPlanet 3".