Topo

"Metal Gear Solid V" faz PS3 e 360 sofrerem, mas fecha bem a velha geração

Quer "MGSV" logo? Talvez jogar na velha geração não seja tão ruim assim - Divulgação
Quer "MGSV" logo? Talvez jogar na velha geração não seja tão ruim assim Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 19h26

Anunciado para PlayStation 3 e Xbox 360 quando a indústria ainda temia que jogadores não fizessem a transição para a nova geração de consoles, "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" marca os últimos momentos dos velhos sistemas. E com bom motivo.

Um espetáculo técnico no PS4, Xbox One e PC, a nova aventura de Snake aproveita até a última gota do poder do PlayStation 3 e do Xbox 360. Apesar de ter paridade de conteúdo com o jogo nas plataformas mais modernas - o que, em si, é uma grande vitória -, o "Metal Gear V" 'old-gen' tem uma performance inconstante e uma aparência gráfica muito inferior.

PlayStation 3 e Xbox 360 ainda receberão as edições anuais de jogos como "FIFA", "Pro Evolution Soccer" e "Call of Duty" (este último incompleto), mas a moda dos grandes lançamento 'cross-gen' já acabou.

No vácuo - longe das comparações com as versões 'maiores' -, porém, "Phantom Pain" oferece uma experiência digna da série, que certamente é capaz de divertir fãs que não têm acesso aos caros consoles modernos.

Metal Gear old-gen - Reprodução/Eurogamer - Reprodução/Eurogamer
"Phantom Pain" não perde sua escala enorme no PlayStation 3 (foto) e no Xbox 360
Imagem: Reprodução/Eurogamer

Mundo aberto

Por se passar em um enorme mundo aberto, "Phantom Pain" tem diferenças mais gritantes do que "Ground Zeroes" no salto de uma geração para a seguinte.

Texturas de qualidade reduzida, menos efeitos de partículas e sombras fracas são alguns dos problemas vistos tanto no PS3 quanto no 360. O que mais incomoda, porém, é o constante 'pop-in' de objetos e texturas: na medida que Snake se movimenta pelo cenário, certos elementos surgem na tela de repente.

Dada a escala da aventura, porém, a lista de empecilhos é compreensível. Principalmente em comparação com outros jogos de mundo aberto da geração passada, "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" é um dos títulos mais impressionantes das plataformas.

Tem PS4, Xbox One ou PC? Opte por jogar "Phantom Pain" em uma dessas plataformas. Mas não sinta-se mal caso PS3 ou Xbox 360 sejam suas únicas escolhas, pois o conteúdo - que é o que mais importa - está todo ali.