Topo

"Falta de apoio" foi o maior desafio dos escolhidos em peneira de "LoL"

"O maior desafio foi ouvir crítica de muita gente tentando me jogar para baixo", diz Vittória, 14 anos, escolhida na peneira da CNB - Rodrigo Guerra/UOL
"O maior desafio foi ouvir crítica de muita gente tentando me jogar para baixo", diz Vittória, 14 anos, escolhida na peneira da CNB Imagem: Rodrigo Guerra/UOL

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

12/10/2015 14h07

No último sábado (10) a CNB mostrou os jogadores selecionados na peneira de "League of Legends" durante o Brasil Game Show, entre os destaques, Vittória "Nio Hashiri" Dutra de 15 anos e Leonardo "Leitura de Alma" Sad, de 29 anos, cada um em uma ponta da carreira do eSport – ela por ser muito jovem e, por isso, não poder participar das disputas oficiais, e ele por estar na idade de se "aposentar".

"O maior desafio foi ouvir crítica de muita gente tentando me jogar para baixo. Mas quanto mais gente torcendo contra, mais a gente sobe", disse Vittória para a reportagem de UOL Jogos. "Algumas de minhas amigas acham superlegal eu ter conseguido [passar pela peneira] e me deram muita força, mas outras acham muito estranho, por que ninguém espera uma garota passar. Elas acham legal fazer um blog e coisas do tipo e não jogar 'LoL' para entrar no cenário competitivo".

O mesmo aconteceu com Leonardo, que teve que ouvir muita gente próxima torcendo contra. "A parte mais difícil foi lidar com a falta de apoio dos amigos, da família e todo mundo que não entende a profissionalização do eSport. Ouvir o pessoal falando 'você é muito inteligente, mas isso não vai virar nada', 'cadê o dinheiro?' ou 'isso aí é só um joguinho' isso tudo é a parte mais difícil. O sacrifício é ficar ouvindo tudo isso e até perder um pouco de contato com eles. Mas vai valer muito a pena na hora em que eu puder provar que estão errados", disse.

A parte mais difícil foi lidar com a falta de apoio dos amigos, da família e todo mundo que não entende a profissionalização do eSport.
Leonardo "Leitura da Alma" Sad, jogador peneirado pelo CNB

Preparando campeões

Tudo começou em agosto, quando a CNB e-Sports Club anunciou uma peneira para selecionar novos talentos e formar para equipes de base para times de "League of Legends". Após receber mais de 500 inscritos, a equipe chegou a um resultado com 10 jogadores que foram divididos em três classificações, Dorans para os jogadores que estão "aprendendo" a jogar, Brutalizer, com jogadores intermediários e a Trinity, que encontrou três potenciais talentos e que já têm capacidade de entrar em um time profissional.

Vittória terá que esperar completar 17 anos para poder entrar em disputas oficiais e isso vai dar uma boa base de treinamento para ela. Thiago "Djokovic" Maia, o treinador do CNB, disse que "A Vittória tem uma carreira brilhante pela frente. Com 15 anos recém-feitos, temos dois anos para treiná-la e prepará-la para o cenário competitivo de alto nível. Com tudo o que a CNB puder ajudar na formação dela como atleta, com certeza será muito impactante [para sua carreira]".

Pelo lado de Leonardo, o treinador diz que "Leitura da Alma" tem garra e vontade de vencer.  "O 'Leitura' também mostrou muito interesse e vontade acima de tudo. Ele está igualmente apoiado e assessorado para sua carreira. A CNB também vai ajuda-lo acima de tudo, independente da idade, gênero, independente de tudo".

Ambos os jogadores agora passarão os próximos meses treinando e disputando campeonatos menores.