Topo

Vídeos de "Minecraft" substituem desenhos da TV, dizem youtubers

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

12/10/2015 14h13

Após aprender edição de vídeo na marra, dois jovens da cidade de Londrina, no Paraná, conquistaram mais de 3 milhões de jovens seguidores no YouTube com vídeos de “Minecraft”.

Pac, 18, e Mike, 20, dedicam praticamente todo o seu tempo ao canal que em setembro teve quase o dobro de visualizações que o Porta dos Fundos. “Produzimos em média 21 vídeos por semana”, conta Pac.

O foco do canal - e seu diferencial, segundo a própria dupla - é um estilo bem específico de vídeo: o de histórias contadas dentro do “Minecraft”. “Fazemos o que é chamado de ‘machinima’ em nossos vídeos. Brincamos com o jogo para criar verdadeiras animações”, explica Mike.

“Hoje em dia praticamente não existe mais desenho animado na TV aberta”, explica Pac. “Por isso ‘Minecraft’ ficou tão grande como está no YouTube. As crianças e os jovens gostam do game por ele permitir que os jogadores criem suas próprias histórias, seus próprios mundos, e os compartilhem”.

O maior sucesso da dupla Pac e Mike é a série “Chume Labs”, na qual os dois encarnam aventureiros no mundo de “Minecraft” que, a cada novo episódio, enfrentam os mais diversos problemas. Só a segunda temporada dos vídeos já soma quase 8 milhões de visualizações.

“Uma das táticas que usamos para manter nosso canal relevante é sempre tocar em temas que estão na moda”, diz Pac. “Quando ‘Vingadores 2’ estava para sair, e as conversas sobre super-heróis estavam em alta, resolvemos fazer um vídeo sobre o assunto. Isso dá muito certo”.

Mike garante saber que a popularidade de “Minecraft” não vai durar para sempre, mas a dupla ainda aposta em seu canal para o futuro. “Eu cheguei até a trancar meu curso na faculdade”, conta Pac. “Sabemos que tudo tem um começo e um fim, e por isso precisamos sempre prestar atenção no que nosso público quer. Enquanto tivermos condições, o canal nosso foco”.