Topo

Brasileiro supera 'deus japonês' e vai para Mundial de "Street Fighter"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 13h28

Nos últimos momentos do último dia do Brasil Game Show aconteceu a grande final da etapa brasileira do Capcom Pro Tour, o torneio mundial oficial de "Street Fighter", que acabou se tornando o campeonato de jogos de luta mais importante do país.

Isso porque Keoma Pacheco, o brasileiro que venceu a disputa, garantiu uma vaga para a final mundial do Capcom Pro Tour. Não só isso: a vitória ficou ainda mais saborosa pois veio em cima de Tatsuya Haitani, que no Japão é considerado um dos "Cinco Deuses Japoneses dos Jogos de Luta".

Não é brincadeira, esse título realmente existe na comunidade de jogos de luta e Haitani é pareado com Daigo "The Beast" Umehara, Naoto "Sakonoko" Sako, Hajime "Tokido" Taniguchi e Oonuki "Nuki" Shinya. Todos esses jogadores são considerados lendas nas competições do gênero por conta de suas habilidades e técnicas avançadas. Vencê-los é tão importante quanto levantar uma taça de campeonato.

Keoma, jogador de Street Fighter IV - Rodrigo Guerra/UOL - Rodrigo Guerra/UOL
Keoma Pacheco, conseguiu garantir uma vaga para a final mundial do Capcom Pro Tour, o principal campeonato de "Ultra Street Fighter IV"
Imagem: Rodrigo Guerra/UOL

Keoma, que é natural de Porto Alegre (RS), diz que o treinamento foi intenso para chegar a esse resultado. "Treinei o ano inteiro e assisti a partidas [dos oponentes]. Nem sempre joguei muito, mas sempre tentei revisar, tapar os buracos do meu jogo, vendo onde estou errando... Para mim é muito mais importante descobrir onde você está errando do que analisar seu oponente, pois é através dos seus erros que você melhora".

Apenas com esse resultado, o gaúcho já consegue se equiparar ao paulistano Eric Moreira, também conhecido como "ChuChu", que no ano passado foi o primeiro brasileiro a conseguir uma vaga para a final mundial do Capcom Pro Tour e terminou a disputa em 10º lugar.

Keoma disse que uma das suas armas para vencer Haitani foi esconder suas emoções. "Grande parte da minha capacidade de concentração é baseada nisso: conter minhas emoções, não demonstrar que estou nervoso. Isso é o mais importante".

Agora o brasileiro precisa treinar para o grande mundial que acontece entre os dias 5 e 6 de dezembro em São Francisco, EUA, durante a segunda edição do evento PlayStation Experience.