Criadores do "Big Brother" apostam em reality show com youtubers de games
A Endemol, produtora de conteúdo responsável pela criação de programas como "Big Brother" e "Masterchef", agora aposta em um novo reality show, o "Legends of Gaming". A edição brasileira do reality show competitivo vai estrear no dia 29 de outubro diretamente no YouTube.
O programa colocará 16 youtubers para se enfrentar em diversos jogos ao longo de 31 episódios, que irão ao ar toda terça e quinta-feira. Ao final do reality show, o vencedor levará R$ 50 mil e uma viagem para a Inglaterra.
Os youtubers que competirão no "Legends of Gaming Brasil" são: Marco Tulio (AuthenticGames), Eduardo (BRKsEdu), Lucas e Rosane (Casal de Nerd), Leon (Coisa de Nerd), Guilherme (Damianizando), Allan (ElectronicDesireGE), Guilherme (FunkyBlackCat), Andrei (Spok), Guilherme (mateiformiga), Lucas (T33dy), Thiago (TerrorBionic), Gabriel Vilhena (Vilhena), João Paulo (Patife), Leo (Zigueira), Guilherme (PhoenixBR) e Julio Cocielo (Canal Canalha), que será o 'noob convidado'.
Juntos, eles contabilizam em torno de 25 milhões de inscritos em seus canais e mais de 4 bilhões de visualizações. Além disso, Felipe Castanhari, do canal Nostalgia, irá comandar os bastidores do programa.
Curiosamente, alguns nomes famosos entre os yotubers gamers ficaram de fora do programa. A produção do "Legends of Gaming" explicou ao UOL Jogos que foi atrás dos principais expoentes da área, mas nem todos puderam participar do reality. "A agenda do Zangado, por exemplo, está lotada até o ano que vem", disse a assessoria de imprensa do programa. A youtuber Malena é outra que não pôde participar, por questões contratuais.
Competição entre amigos
UOL Jogos acompanhou a gravação do "Legends of Gaming Brasil", realizada em São Paulo na última semana, num casarão decorado como um "clube da luta" eletrônico. Deu para perceber que muitos dos 16 participantes se conhecem, seja de eventos como o Brasil Game Show ou de jogatinas online transmitidas em seus respectivos canais, o que gera um ambiente mais descontraído do que o de um "Masterchef", por exemplo.
"Jogar num reality show é diferente de quando jogo com os amigos para gravar um vídeo", disse Guilherme, o PhoenixBR ao UOL Jogos. "Aqui é bem mais sério, tem a parada do prêmio e se a gente perder, vai ser zoado pelo nosso público, pelo pessoal que acompanha o canal".
"Participar de um reality show competitivo com youtubers é engraçado", disse Eduardo Benvenuti, o BRKs_Edu. "A minha mentalidade e o que eu percebi na maioria dos participantes, é de diversão, é uma 'hueragem' o tempo inteiro".
"Estamos levando na brincadeira, mas tem pessoas aqui que têm experiência no cenário competitivo profissional", disse Leon, do Coisa de Nerd. "Então a gente que joga de tudo um pouco mas nada muito bem, não tem expectativa de ganhar", brincou o youtuber. "Vou ter que jogar 'Counter-Strike' com o Allan, que compete na liga mais alta do game. Sou realista, ganhar R$ 50 mil é legal, mas eu estou aqui para me divertir".
Funky admite que o clima de camaradagem do programa acaba quando senta para jogar contra um colega. "Somos todos amigos, mas rola uma competição", disse o youtuber. "Existe a pressão do prêmio, mas acima de tudo, a pressão da publicidade positiva ou negativa nos respectivos canais. Eu sou bom em 'Call of Duty' mas se eu perder para um cara que é bem novato, vou ficar meio queimado. O pessoal vai tirar sarro de mim, né?", brincou.
João Paulo, o Patife, concorda com Funky sobre a visibilidade que o "Legends of Gaming" dará aos youtubers. "É maluco como o mercado virou de uns tempos para cá. Eu estou surpreso e encantado com tudo o que está acontecendo e com o nível dessa produção". Patife reconhece que rola muita competição, até pelo prêmio de R$ 50 mil, mas que isso não impede os amigos de vibrarem juntos e se divertirem nas partidas. "A competição é acirrada, mas videogame é uma coisa saudável, você não se irrita pra valer com o adversário".
Todos os participantes apontam o vlogueiro Julio Cocielo, do Canal Canalha - o único que não entende muita coisa de videogame - como o adversário para quem não podem perder. "Perder pro Cocielo seria ridículo", comentou PhoenixBR. "O cara não manja muito de games e perder pra ele seria triste, mesmo ele sendo muito engraçado".
Atração internacional
Antes do Brasil, o "Legends of Gaming" já teve edições em outros países, como Alemanha, EUA e Inglaterra. "Pela primeira vez no YouTube, teremos o mesmo programa de entretenimento produzido por diversos países”, comentou Vanessa Oliveira, diretora da Endemol Beyond Brasil.
“Estamos com altas expectativas, pois esse é o primeiro canal com produção 100% nacional da Endemol Beyond Brasil. Esperamos, em breve, replicar o projeto em outros países do continente”. Neste ano também serão produzidas as versões espanhola, francesa e holandesa do "Legends of Gaming". Em 2016, o formato será levado para a Rússia e a Ásia.
Diferente de outros programas da Endemol, "Legends of Gaming" será exibido apenas pelo YouTube.
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