Topo

Comprou "Metal Gear Solid V" e não veio o mapa prometido? Saiba o que fazer

Claudio Prandoni e Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

22/10/2015 18h30Atualizada em 23/10/2015 19h01

Mais de 50 dias após o lançamento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", a Konami segue quieta sobre os mapas físicos prometidos e ausentes das versões em caixinha do game vendidas no Brasil - ou seja, não vale para as edições digitais.

O brinde foi revelado em evento realizado pela Konami no dia 25 de agosto no estádio Arena Corinthians, em São Paulo. O anúncio foi acompanhado por uma apresentação, com slide que citava o tal mapa físico, conforme mostra o vídeo acima, registrado pelo site Videogames Brasil.

A edição que chegou às lojas no dia 1º de setembro, porém, não inclui este mapa. A caixa vem com o título "Edição de Lançamento" em destaque e inclui o game e códigos para download de alguns itens, mas nada do mapa - principal diferencial desta edição em comparação ao game vendido em formato digital.

Para lidar com o problema, a Konami recomenda acessar o site oficial de suporte ao consumidor, acessando este link. Lá é possível registrar sua queixa e aguardar uma resposta oficial da produtora.

Caso a resposta não venha ou não solucione a questão, é possível recorrer ao Procon para fazer valer seus direitos de consumidor. O procedimento pode variar de estado para estado.

No estado de São Paulo, por exemplo, é possível acessar o site www.procon.sp.gov.br/web, realizar o cadastro e seguir os passos na opção Atendimento para registrar sua reclamação.

Um passo importante do processo é a possibilidade de anexar uma imagem que comprove a oferta feita pela empresa, como a imagem abaixo, com o slide em que a Konami promete o mapa físico como parte da Edição Dia 1 de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain".

Metal Gear Solid V - Mapa Físico - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Entenda o caso

Quando o jogo saiu e o problema surgiu, a Konami Brasil informou, através do Twitter, que estava ciente da situação: "Estamos verificando o que ocorreu com os mapas".

Uma semana depois, a produtora voltou a se pronunciar, dizendo que ainda não tinha recebido resposta sobre o assunto.

Por sinal, neste último tuíte, a conta oficial da livraria Saraiva chega a explicar para um usuário que "o jogo não acompanha o mapa, foi um erro do distribuidor".

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Konami para perguntar sobre o assunto, mas não recebemos resposta até a publicação desta reportagem.