Topo

Diretor de "Fuga de Nova York" não processou Kojima "por ser um cara legal"

Visual de Solid Snake e Big Boss é totalmente inspirado em Kurt Russel em "Fuga de Nova York" - Divulgação/Divulgação
Visual de Solid Snake e Big Boss é totalmente inspirado em Kurt Russel em "Fuga de Nova York" Imagem: Divulgação/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/10/2015 10h30

Fãs de "Metal Gear" devem saber da paixão que o designer Hideo Kojima tem pelo cinema americano, fazendo diversas referências a filmes de ação nos games da série.

Esta paixão, porém, poderia ter causado problemas legais para o desenvolvedor, não fosse sua amizade com um dos diretores destes filmes.

Em entrevista com o site The Hollywood Reporter, o icônico diretor de filmes de horror e ficção científica John Carpenter discutiu sobre sua recente vitória legal contra o diretor e produtor francês Luc Besson, acusado de plagiar a narrativa de "Fuga de Nova York" para uma de suas produções, "Sequestro no Espaço".

"A CanalPlus é a companhia que, junto comigo, é dona de 'Fuga de Nova York'. Eles chegaram para mim e disseram: 'Luc Besson te copiou em 'Sequestro no Espaço'", declarou o diretor. "E eles me mandaram o filme e, sim, ele copiou. É a mesma história".

"Quer dizer, você não pode fazer isso, pode? Você tem que mudar algumas coisas. Ele está procurando pela filha do presidente? Por favor. Então eu fui até as cortes francesas".

O mais curioso da história, porém, é que Carpenter também teve a chance de processar Kojima por "Metal Gear Solid", mas preferiu não fazê-lo.

"[A Canal Plus] queria ir atrás do jogo 'Metal Gear Solid', que também é meio que uma cópia de 'Fuga de Nova York'", disse. "Mas falei para não fazerem isso. Eu conheço o diretor daqueles games, e ele é um cara legal, ou pelo menos é um cara legal comigo".

A principal semelhança entre os dois é justamente seu protagonista, Solid Snake (e seu 'pai',Big Boss), que tem seu nome inspirado pelo anti-herói do filme, Snake Plissken. O visual dos personagens na série "Solid" também é totalmente baseado no do ator Kurt Russel.