Topo

Nintendo estreia em celulares em 2016 com "Miitomo", para pessoas tímidas

Espécie de "jogo de comunicação", "Miitomo" sairá de graça para celulares em 2016 - Divulgação
Espécie de 'jogo de comunicação', "Miitomo" sairá de graça para celulares em 2016 Imagem: Divulgação

Claudio Prandoni e Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

28/10/2015 23h59

Em apresentação realizada na manhã de quinta-feira (29) no Japão, a Nintendo enfim revelou seu primeiro jogo para celular.

Chamado "Miitomo", o game será gratuito para baixar e será estrelado pelos Miis, avatares caricatos que estrearam no Wii, em 2006.

Inicialmente previsto para sair até o final de 2015, o jogo foi adiado para março de 2016.

De forma semelhante ao que já acontece na função Streetpass ou no game "Tomodachi Life", ambos do portátil Nintendo 3DS, os Miis vão 'passeando' por diversos aparelhos, conversando e se apresentando.

Segundo o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, a ideia é ajudar pessoas tímidas a se comunicarem com os outros.

"Miitomo" será o primeiro de cinco jogos que a Nintendo pretende lançar para smartphones até março de 2017. Enquanto "Miitomo" será gratuito, todos os outros serão pagos - ainda que preços não tenham sido comentados.

De maneira geral, o anúncio não repercutiu. Logo após revelar "Miitomo" o valor das ações da Nintendo caiu em cerca de 7.5%.

Além disso, a Nintendo falou também seu novo serviço online de conta, chamado Nintendo account. Ele funcionará tanto nos consoles da empresa quanto em computadores e smartphones.

Outra investida online é o uso de serviços de computação em nuvem para transferir dados entre jogos para celular e para consoles.

Mario no celular?

A revelação da primeira investida da Nintendo no campo dos jogos mobile ocorreu em março de 2015. Por anos, o presidente anterior da empresa, Satoru Iwata, garantia que marcas como "Mario" e "Zelda" passariam longe de smartphones e tablets.

O executivo argumentava que, além dos jogos com "a qualidade Nintendo", o sucesso da empresa também dependia de plataformas únicas como o Wii e o Nintendo DS.

Apesar de ser um sucesso de vendas, a linha 3DS demonstra uma queda de rendimento do formato de portáteis dedicados em comparação com seu predecessor, o DS. O atual console de mesa da Nintendo, o Wii U, por sua vez, é um fracasso de vendas, mesmo tendo vários jogos aclamados pela crítica como exclusivos. Somado a estes fatores, a pressão de investidores fez com que a Nintendo mudasse sua postura.

Alguns meses antes de falecer, Satoru Iwata firmou uma parceria com a DeNA - publisher japonesa especializada na produção e distribuição de jogos para celulares. "Consumidores poderão aproveitar conteúdo e jogabilidade ao estilo Nintendo nessas novas plataformas, mas também continuarão tendo a oportunidade de explorar experiências 'premium' nos sistemas de videogame dedicados da empresa", afirmou a Nintendo em nota à época.

Sob a liderança de um novo presidente, Tatsumi Kimishima, a Nintendo planeja lançar 5 jogos mobile em gêneros diferentes até março de 2017. Paralelamente, a Pokémon Company já investe no formato com títulos como "Pokémon Shuffle", já disponível, e a promessa de realidade aumentada "Pokémon GO".