Topo

Pro-players dão dicas de como se dar bem em partidas ranqueadas do "LoL"

Entre os prêmios revelados, os jogadores de partidas ranqueadas de "League of Legends" podem receber uma skin de uma campeã - Reprodução
Entre os prêmios revelados, os jogadores de partidas ranqueadas de "League of Legends" podem receber uma skin de uma campeã Imagem: Reprodução

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

29/10/2015 10h01

A temporada 2015 de "League of Legends" está chegando ao fim e com isso, os prêmios para os jogadores que jogaram partidas ranqueadas estão sendo buscados pelos jogadores de todas as classificações. Em jogo estão molduras para telas de carregamento, ícones de invocador e até uma skin.

Os jogadores têm até o dia 11 de novembro para chegarem no mínimo na classificação bronze para começarem a ganhar prêmios (vide box) e para ajudar nessa tarefa, UOL Jogos procurou diversos jogadores profissionais para darem dicas de como melhorar sua classificação nas 'solo queue'. Veja abaixo as dicas de diversos jogadores profissionais - que entendem melhor que muita gente como é que se faz.

Antes de tudo
Dicas de Diego "Lunacy" Oliveira - caster e comentarista de "League of Legends"

• Aprenda jogar com os camepões do meta: Na maioria dos casos existe um motivo para que os jogadores profissionais estejam usando determinados campeões nos campeonatos. Esses motivos incluem a adaptação que esse campeão teve a itens novos, confrontos na sua rota entre outros. Por isso ter campeões do meta bem treinados te garante estar sempre utilizando as melhores escolhas possíveis no momento para a soloQ;
 
• Saiba escolher:  Um problema muito recorrente de ligas mais baixas é a de jogadores que mesmo sabendo a escolha do adversário acabam selecionando campeões que são counterados [que não têm um bom desempenho] por ele. O resultado na maioria das vezes é desastroso. Por isso é interessante ter sempre mais de um campeão que você saiba jogar na rota escolhida, para caso apareça algum counter você tenha outra escolha a fazer.
 
• Aprenda jogar com campeões inusitados/fora do meta: Essa dica foge da lógica da primeira mas também tem a sua própria lógica. Champions pouco utilizados como Heimer, Poppy, Galio, entre outros podem ser sim boas escolhas. Com bastante treino e aprendendo os limites do campeão é possível obter um bom sucesso em filas ranqueadas com esses campeões. O motivo é que a maioria das pessoas tem pouca experiência em jogar contra esses campeões, fazendo com que ajam de maneira errada na rota ou não saibam o momento certo de partir para cima por exemplo. 

Rota do Topo
Dicas de Felipe "yang" Zhao – INTZ

• É importante você saber usar bem o seu teleporte, saber o momento de usar para voltar sua própria rota e o momento que você guarda para ajudar a sua equipe.

• Nesse meta, é bem normal você começar na jungle, seja sozinho ou junto com o seu caçador, pois você pode voltar para a base no nível 2 e usar o teleporte para voltar para sua rota. Como o teleporte não é tão importante no começo do jogo, você pode utilizá-lo para voltar para rota.

• Tente dominar campeões que estão fortes no meta ou que pelo menos você fique confortável, isso é muito importante, pois as mecânicas básicas também contam no jogo.

Prêmios da temporada 2015

  • Divulgação

    Nesse ano os jogadores que se classificaram nas partidas ranqueadas vão ganhar diversos prêmios. Quem se classificou em Bronze vai conseguir um novo ícone de invocador.

  • Os jogadores Prata levarão para sua conta o ícone de ínvocador, moldura de perfil e moldura na tela de carregamento (com novos marcadores de divisão).

  • Já quem terminar a temporada em em ouro ou melhor vai levar tudo dos prêmios anteriores além de uma decoração em seus convites para partidas e solicitações de amizade, além da skin Sivir Vitoriosa.

  • Se vocJogadores de equipes ranqueadas podem ganhar uma sentinela que evolui conforme mais vitórias você ajude seu time a alcançar.

Selva
Dicas de Gabriel "Revolta" Henud – INTZ

• Olhe bastante para o minimapa. A floresta não é uma rota parada, muito pelo contrário, você se move pelo mapa inteiro e deve saber o que está acontecendo em todos os lugares.

• Balanceie entre limpar os campos e criar emboscadas. Não pode emboscar sem ter recompensa, pois isso pode deixá-lo atrás no abate de monstros e no ouro. Mas também não pode só farmar [matar monstros] sem se preocupar com o mapa, se não o início da partida pode ser perdido por falta de atenção no jogo.

• Entender todas as rotas é bem importante para o caçador. Acredito que adquirindo um bom conhecimento sobre o personagem que você enfrentará, vai ajudar nas suas tomadas de decisão em relação entre farmar e emboscar.

Rota do Meio
Dicas de Murilo "takeshi" Alves – Keyd

• Sempre controle sua rota de acordo com o ritmo do seu caçador, se você precisa de emboscadas em uma disputa desfavorável tente não puxar muito e chame seu caçador. Escolha um lado para usar seu amuleto e penda para esse lado ficando protegido, o meio é uma rota muito focada e você precisa ficar atento sempre para emboscadas.

• Tente voltar para base assim que conseguir o dinheiro necessário para comprar itens menores (exemplo: brutalizador, cálice, gota, etc) você não precisa juntar 3.5oo de ouro para comprar um Rabadon à vista. E lembre-se sempre de comprar 1 rosa ou 1 verde na sua volta a base, nunca volte para a rota sem nenhuma sentinela.

• Sempre que conseguir puxar a sua rota procure oportunidades e comunique-se com seu caçador para irem juntos no topo ou na rota inferior  para criar uma jogada. O jogador da rota do meio tem uma grande participação no jogo e se você conseguir se mover e estar um passo a frente, com certeza ira facilitar o jogo.

Rota de baixo
Dicas de André "esA" Pavezi – Atirador da Keyd

• É muito importante você manter as tropas sempre no meio da rota para evitar emboscadas;
 
• Peça sempre ao seu suporte tomar controle da moita da rota inferior assim evita do time inimigo criar oportunidades de emboscadas;

• Tente sempre voltar a base com 25 tropas derrotadas, em torno de 900 de ouro, e compre a picareta. Caso você não necessite de voltar, espere juntar  1600 de ouro para comprar a espada BF.
 
Dicas de Willyan "Woswos" Bonpam - Suporte da CNB
 
• Saiba o momento certo para sair da rota. Seu atirador  tem que estar em uma situação em que ele ganhe o 1v1 ou esteja confortável para abater tropas no 2v1. Assim vc estará livre para sair para o mapa e ajudar o time;
 
 
• Tente sempre andar com o seu caçador quando sair da rota, assim as emboscadas poderão ser mais efetivas e sempre estarão em igualdade ou em vantagem numérica;
 
• Sempre analise qual itens comprar (build) para ser mais efetivo em cada game. Por exemplo se o time inimigo tem muito AoE (Area de Efeito) e dano mágico, compre o Medalhão dos Solari de Ferro, que é um ótimo item. No caso do seu atirador for um hypercarry (como Jinx/Tristana), Emissário de Zeke é uma boa para maximizar a efetividade.