Topo

Aos 10 anos, X360 trouxe virada positiva no mercado de games do Brasil

Xbox 360 trouxe os o mercado de games de volta para o Brasil - Arte/UOL
Xbox 360 trouxe os o mercado de games de volta para o Brasil Imagem: Arte/UOL

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

03/11/2015 15h09

No dia 22 de novembro de 2005 o Xbox 360 chegou ao mundo dos videogames. Esse foi o console que fez com que a Microsoft deixasse de ser uma coadjuvante no mundo dos videogames e ocupasse a um lugar entre os protagonistas, com mais de 84 milhões de unidades vendidas ao redor do globo.

Muitos desses consoles foram vendidos no Brasil, isso porque a Microsoft do Brasil passou a fabricar o Xbox 360 em território nacional, fazendo com que a Sony e a Nintendo olhassem também para nosso país com muito interesse, pois existia por aqui um interesse latente, mas que foi deixado de lado pelas empresas no final dos anos 1990.

O Xbox 360 trouxe consigo a Xbox Live, a rede online que já existia no Xbox original, ganhou uma força sem precedentes, fazendo com que a jogatina online fosse tão comum quanto sentar ao lado do seu amigo na sala de estar. As partidas online faziam parte do pacote que permitiam coisas inovadoras como conversar com amigos e fazer grupos e até enviar mensagens de texto.

A Xbox Live também trouxe diversos jogos independentes, que antes só tinham chance de ser jogados em computadores. Games como "Braid", "Castle Crashers" e "Hexic" se tornaram comuns na plataforma e ganharam notoriedade entre os gamers.

Para relembrar de todos esses momentos marcantes, os redatores de UOL Jogos se reuniram para fazer um podcast exclusivo sobre o tema no qual comentamos a importância desse console e todo o universo que ele trouxe consigo e que você pode ouvir logo abaixo.


Desce pro play

O Playground é um podcast da equipe de UOL Jogos. Nele a redação discute de games retrô aos mais atuais, além disso falamos sobre os filmes, quadrinhos e tudo aquilo que envolver a mídia.

Podcast é como se fosse um programa de rádio, porém, no lugar de ouvir ao vivo, você baixa o arquivo no seu computador, tocador de MP3, smartphone e ou qualquer outro aparelho que toque arquivos em MP3 para ouvir na hora que você quiser.

Faça o download do programa
Assine no iTunes
Assine o RSS no seu agregador de podcasts favorito
Participe do nosso grupo no facebook

Participe do programa enviando um e-mail para uol-jogos@uol.com.br ou uma mensagem (seja de voz, seja em texto para o WhatsApp de UOL Jogos pelo número (11) 99804-3762.