Topo

Fãs trocam Sonic por Mario em "Sonic Generations" para PC

Super Mario Generations

Start

Do UOL, em São Paulo

03/11/2015 12h47

Estamos em 2015 e ver Mario e Sonic em um mesmo game não causa mais tanta estranheza. Ainda assim, o mod feito pelo grupo Daku & Squiz chama a atenção. A equipe pegou a versão para PCs do game "Sonic Generations", lançado em 2011, e não apenas trocou o visual dos personagens para transformar o jogo em uma espécie de "Mario Generations".

Ou seja: além de Mario ser o protagonista jogável na modificação, os personagens de apoio também fazem parte do universo do mascote da Nintendo. Os vilões originais de "Sonic Generations" deram espaço para outros, que seguem a temática de Mario. Por fim, músicas e efeitos sonoros também foram substituídos. Os movimentos do encanador, entretanto, seguem os de Sonic no jogo original.

O nome do mod, obviamente, não poderia ser outro: "Super Mario Generations". O mod é gratuito e tanto download quanto instruções de instalação podem ser encontrados aqui.

Ex-rivais

No início dos anos 1990 era praticamente impossível pensar na possibilidade de Mario e Sonic, mascotes de Nintendo e Sega, respectivamente, dividirem a mesma tela em um game - o que acabou acontecendo em versões piratas, como "Somari", game para NES que copiava a primeira aventura de Sonic, mas que colocava Mario como personagem jogável. Era o auge da chamada "Guerra dos Consoles", disputa que não apenas colocou os dois personagens como rivais, mas também dividiu os gamers.

Com o naufrágio do Dreamcast, no início dos anos 2000, a Sega passou a produzir games do ouriço azul para outras plataformas, inclusive para as da antiga rival Nintendo (como "Sonic Advance", game de 2001 para o portátil Game Boy Advance). Demoraria alguns anos, contudo, para termos os dois personagens em um mesmo game. A situação - insólita para uns, aguardada por outros - ocorreu no final de 2007 com o game "Mario & Sonic at the Olympic Games", lançado inicialmente para Wii e em seguida para o portátil DS.