Topo

Konami fecha Kojima Productions nos EUA, mas nega demissão do produtor

Mistério: o destino do produtor Hideo Kojima dentro da Konami continua incerto - Reprodução\GamerFitNation
Mistério: o destino do produtor Hideo Kojima dentro da Konami continua incerto Imagem: Reprodução\GamerFitNation

Do UOL, em São Paulo

04/11/2015 15h22

A novela envolvendo a Konami e o produtor Hideo Kojima parece longe de acabar. Após ter seu nome retirado da capa de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" e, supostamente, ter deixado a empresa - a Konami, por sua vez, afirma que ele apenas está de férias -, o destino de Kojima dentro da companhia japonesa se tornou ainda mais incerto. Criado em 2013, o estúdio Kojima Productions L.A., em Los Angeles (EUA), acaba de ser fechado pela Konami.

De acordo com a empresa, o fechamento do estúdio ocorreu de maneira a "centralizar o desenvolvimento de novos produtos". A última - e única - contribuição da unidade norte-americana ocorreu no mais recente título da série Metal Gear - incluindo seu prólogo, "Ground Zeroes" e seu componente competitivo, "Metal Gear Online".

O fim desse estúdio, segundo a Konami, não significará qualquer tipo de abalo tanto ao futuro da série quanto ao suporte para "Metal Gear Solid V". O próximo lançamento da franquia ocorrerá em janeiro de 2016, sendo a versão para PCs de "Metal Gear Online", que já chegou aos consoles. A produtora também afirmou que pretende lançar novos jogos da série, mesmo sem Kojima no time de desenvolvimento.

Entenda (ou, ao menos, tente) o caso

Os rumores sobre o futuro de Kojima dentro da Konami começaram após ele conceder uma entrevista, em março de 2015, afirmando que "Metal Gear Solid V" seria o último da franquia. Na sequência, ainda em março, notícias sobre a saída do produtor e de outros figurões da Konami, prevista para ocorrer em setembro, mantiveram o assunto em alta, enquanto as referências a Kojima foram retiradas da página oficial do game. Um dia depois, a Konami anuncia que está atrás de desenvolvedores para o sucessor de "Metal Gear Solid V".

O nome do produtor também foi retirado do site oficial de "Silent Hills", game que seria produzido por Kojima em parceria com o cineasta Guillermo del Toro. O projeto, contudo, naufragou: no final de abril, Del Toro anunciou que "Silent Hills" não seria lançado.

A crise continuou nos meses seguintes. Ainda em abril, a Konami deixou de ser listada da Bolsa de Valores de Nova York e, em maio, seu presidente, Hideki Hayakawa, afirmou que a companhia iria dar mais ênfase aos jogos para dispositivos móveis. Pouco menos de dois meses depois, em julho, foi a vez do nome de Kojima desaparecer da capa de "Metal Gear Solid V". O game chegou às lojas em 1º de setembro.

Na metade de outubro, uma reportagem da revista New Yorker relatou que Kojima saiu da Konami em 9 de outubro, com direito a uma festa de despedida. Um dia depois, para não perder o costume, a companhia japonesa negou a saída do produtor, se limitando a dizer que ele havia "saído de férias".