Topo

Para enfrentar "LoL", Blizzard vai realizar torneios de games no Brasil

"Heroes of the Storm" é a aposta da Blizzard para combater "League of Legends" - Divulgação
"Heroes of the Storm" é a aposta da Blizzard para combater "League of Legends" Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em Anaheim*

06/11/2015 12h06

Apesar de ser dona de alguns dos principais games considerados como "eSports", a Blizzard Entertainemnt tem uma atuação bem tímida no cenário competitivo brasileiro, ainda mais se comparada à concorrente Riot Games, de "League of Legends". Isso deve mudar em 2016, disse o diretor da empresa para a América Latina, Steve Huot, em entrevista ao UOL Jogos.

"Sim, teremos torneios presenciais no Brasil", disse o executivo. "Essa é uma área que nós vamos investir muito, sabemos que temos que fazer isso. Vocês vão ver muito desse investimento começando em 2016".

"Nós faremos do nosso jeito, para que seja algo acessível para os fãs. Teremos muitos torneios pequenos, preparando o terreno para um grande campeonato""

A atual crise econômica brasileira não vai retardar os planos da Blizzard para o país. "O Brasil tem se mostrado um dos territórios em crescimento mais empolgantes em que atuamos. Era um mercado incrível quando a economia estava boa e continua sendo incrível agora que a economia não está tão boa assim".

"As pessoas no Brasil adoram jogar games e são boas nisso. Vocês são bons no futebol e também nos eSports", disse o executivo da produtora norte-americana que tem jogos como "StarCraft II", "Heroes of the Storm" e "World of Warcraft" no catálogo.

"Queremos recompensar os fãs por jogarem tanto e tão bem", explicou. "Para isso, precisamos construir a infra-estrutura que eles merecem". Huout disse também que a intenção da Blizzard não é atuar apenas no circuito dos pro-players, mas alcançar os jogadores das categorias de base, dar condições para que os amadores possam começar suas carreiras no cenário competitivo.

"É como no futebol, você precisa investir desde as categorias de base até os jogadores profissionais".

Brasil Game Show ou Comic-Con?

Nos últimos anos, a Blizzard ficou de fora do Brasil Game Show, principal feira de games do país, e concentrou seus esforços em dar suporte para eventos realizados pelos fãs, como os encontros Summoning Stone, por exemplo.
Huot explicou que a data do BGS costumava ser muito próxima da Blizzcon, o que atrapalhava os planos da produtora em participar da feira no Brasil.

Com a mudança de data da BGS para setembro e a bem sucedida Comic-Con Experience se firmando no calendário de eventos geeks em dezembro, é provável que a empresa volte a participar desse tipo de evento no ano que vem.

"Ainda não posso anunciar nada, estamos finalizando o planejamento para 2016, mas é certo que a Blizzard estará em um grande evento no Brasil em 2016", declarou o executivo.​

Mais novidades sobre os jogos da Blizzard e os planos da produtora para o eSport em 2016 devem ser divulgados ao longo da Blizzcon, convenção que reúne os fãs do estúdio entre os dias 6 e 7 de novembro em Anaheim, nos EUA e conta com cobertura in loco de UOL Jogos.

Confira o shooter "Overwatch" em ação

Start

*O jornalista viajou a convite da Blizzard Entertainment