Topo

História de desenvolvedora assediada por público machista irá para o cinema

Autobiografia da desenvolvedora Zoe Quinn será adaptada para filme - Divulgação
Autobiografia da desenvolvedora Zoe Quinn será adaptada para filme Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/11/2015 16h08

A Pascal Pictures, produtora do novo "Caça-Fantasma" e "Homem-Aranha", adquiriu os direitos de "Crash Override: How to Save the Internet from Itself" (tradução livre: Crash Override: Como Salvar a Internet de Si Mesma), autobiografia da desenvolvedora independente Zoe Quinn.

Em 2014, Quinn foi figura central do escândalo GamerGate, após ser acusada por seu ex-namorado de traí-lo com membros da imprensa de games americana, que por sua vez fizeram críticas positivas a seu jogo, "Depression Quest".

O que se dizia um movimento para criticar o relacionamento jornalistas e desenvolvedores, porém, acabou se revelando um veículo para atacar e assediar desenvolvedores e figuras femininas relevantes no mundo dos games, como a ativista Anita Sarkeesian, por trazer maior inclusão em termos de gênero e raças aos seu projetos.

De acordo com o site Deadline, a adaptação, intitulada "Control Alt Delete", será escrita pelas roteiristas Rebecca Angelo e Lauren Schuker Blum, e pretende mostrar como Quinn batalhou o assédio e procurou formar de levantar a questão de representatividade nos jogos, e que a atriz Scarlett Johansson tem interesse em interpretar a produtora.

"Jogos e fóruns de internet costumavam ser interesses de nicho, mais voltados para o público masculino jovem", disse Quinn. "Nos últimos anos, porém, eles ganharam popularidade com o público geral. Milhões de pessoas - incluindo mulheres e outras pessoas marginalizadas - passaram a se interessar nas plataformas e fóruns de discussão que antes pertenciam a um público bem menor".

"A maior parte de jogadores estão pouco se fodendo para isso, eles só querem jogar seus jogos. Mas uma minoria vocal ficam agarrados à identidade excluidora de 'gamer hardcore', sussurrando 'casuais de merda' bem baixinho".

O filme ainda não tem previsão de lançamento ou diretor.