Topo

Com filme, Blizzard quer levar "Warcraft" para quem não joga videogame

"Warcraft" vai levar a aventura do primeiro game, "Orcs & Humans" para a telona - Divulgação
"Warcraft" vai levar a aventura do primeiro game, "Orcs & Humans" para a telona Imagem: Divulgação

Do UOL, em Anaheim*

10/11/2015 12h19

Levar "Warcraft" para o cinema parece uma boa jogada comercial para a Blizzard Entertainment. Produzido em parceria com a Legendary Pictures e a Universal Studios, o longa-metragem baseado em uma das mais populares franquias dos games estreia em junho de 2016 e, embora respeite os fãs mais dedicados, não foi feito para eles e sim para as pessoas que não jogam videogames.

"É arriscado fazer um filme sobre um jogo tão amado quanto 'Warcraft'", disse Chris Metzen, vice-presidente da Blizzard e um dos criadores do game, em um painel sobre o longa-metragem realizado na BlizzCon 2015. "Nós muitas vezes nos esquecemos o quanto a mitologia da série é terreno sagrado para muitas pessoas".

"Mas há toda uma população no planeta Terra que não conhece 'Warcraft' e que não joga videogame. Eu não sei porque eles não fazem isso", brincou Metzen. "Sabemos que o cinema é a principal forma de narrativa atualmente, mesmo com o crescimento dos games, e por isso queremos usar essa mídia para apresentar nossa história para essas pessoas".

 

Versão Ultimate

Para Metzen, o longa-metragem é também uma oportunidade para refinar a história de "Warcraft: Orcs & Humans", o primeiro game da série, lançado em um distante 1994.

"Quando fizemos 'Warcraft', a narrativa nos games ainda era muito crua. Tivemos a oportunidade de melhorar isso anos depois, com a novelização do enredo do jogo. Agora, para o filme, partimos dessa novelização mas a mitologia cresceu, algumas coisas foram simplificadas para funcionar melhor na tela". Segundo Metzen, o longa-metragem se beneficia dos 20 anos de experiência que a Blizzard adquiriu em contar histórias.

"O filme é a versão 'Ultimate' da trama de 'Warcraft', a narrativa contada da melhor forma possível".

Metzen acredita que o enredo do filme é compreensível e apreciável por quem não joga e nunca teve contato anterior com esse universo, mas ao mesmo tempo respeita a obra original e é cheia de referências e 'easter eggs' para os jogadores veteranos de "Warcraft" e "WoW".

Choque cultural

As batalhas entre humanos e orcs do filme dão vida aos temas abordados em "Warcraft": o choque entre duas culturas que até então viviam isoladas, o senso de família e lealdade.

Para Metzen, esses temas estão no jogo, mas nunca foi tão claro quanto agora, com o filme. "E perceber isso também deixa clara a responsabilidade imensa que temos, pois vamos falar desses temas, desses valores, com crianças em todos os cantos do mundo através do filme".

Sobre os temas abordados mo longa-metragem, o diretor Duncan Jones ressalta que são temas não apenas da história de "Warcraft", mas que permeiam a relação entre os jogadores de "WoW" e outros RPGs online. Duncan é um veterano de "World of Warcraft" e de "Ultima Online" e sabe bem como os vínculos de amizade são fortes entre os companheiros de guilda em "WoW".

"Esse aspecto social está no coração do filme", disse o diretor.

Produzido pela Legendary Pictures em parceria com a Universal Studios, "Warcraft" estreia em junho de 2016.

*O repórter viajou a convite da Blizzard Entertainment.